Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Lula foi um dos seis chefes de Estado convidados para bilateral com premiê britânico

Convite de Sunak foi determinante para a ida; presidente seria representado por Mauro Vieira

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A reunião bilateral entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, foi determinante para a ida do presidente à coroação do rei Charles 3º.

O brasileiro foi um dos seis chefes de Estado convidados para um encontro desse tipo com o premier. A previsão inicial era de que o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, representasse o presidente na cerimônia.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, recebe o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Downing Street, sede do governo em Londres (Foto: Daniel LEAL / POOL / AFP) - AFP

Além de Lula, Sunak recebeu o presidente de Ruanda, Paul Kagame, o emir do Catar, Tamim bin Hammad, e os primeiros-ministros da Nova Zelândia, Chris Hipikins, da Austrália, Anthony Albanese, e a de Bangladesh, Sheikh Hasina, os três últimos integrantes da Commonwealth, a comunidade de nações que reúne, majoritariamente, países que formaram o império britânico no passado.

Lula se reuniu por cerca de 50 minutos com Sunak em Downing Street, sede do governo britânico, em Londres, nesta sexta (5). O primeiro-ministro comprometeu-se em contribuir com o Fundo Amazônia, um mecanismo de recompensa por preservação ambiental.

Além da agenda ambiental, o premiê falou em aumentar o comércio entre os dois países e em recolocar o Brasil no debate internacional.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas