Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Vereador convoca padre Julio para esclarecimentos na Câmara de SP

Crítico do pároco, Rubinho Nunes (União) quer que ele explique atuação no centro da capital

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Centro, o vereador Rubinho Nunes (União) conseguiu aprovar nesta quinta-feira (30) um requerimento para convocar o padre Julio Lancellotti para prestar esclarecimentos a respeito de seu trabalho na região da cracolândia.

O pároco é conhecido por atuar junto a pessoas em situação de rua e dependentes químicos. Nunes é crítico do padre e diz que sua atuação estaria ajudando a manter o centro em situação crítica.

Rubinho Nunes (União), vereador e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Centro - Bruno Wilker-8.fev.2023/Divulgação

Diferentemente de um convite, a convocação pode gerar punição caso não seja cumprida, como, por exemplo, uma futura condução coercitiva. O vereador marcou o depoimento do religioso para 14 de dezembro.

Lancellotti diz ao Painel que o vereador não pode convocá-lo, pois seria um instrumento exclusivo de CPIs. Nunes diverge e afirma que as frentes têm como base o regimento das CPIs e, por isso, há possibilidade de convocação, sim.

O vereador afirma que o padre "lucra com a miséria" e estaria incentivando a cracolândia. Lancellotti, por sua vez, diz que eles não têm provas para sustentar essas afirmações.

"Eles ficam personalizando e criminalizando para fugir do debate da questão. Eles têm que convocar o prefeito [Ricardo Nunes (MDB)], a Secretaria de Assistência Social. Quem tem o dinheiro público", afirma o padre.

Padre Julio Lancellotti durante entrevista à Folha - Marlene Bergamo-18.out.2023/Folhapress

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas