Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu Panorama

'Não há floresta em pé se ficarmos sentados', diz presidente da Natura

Para João Paulo Ferreira, debate ambiental avança no meio empresarial, mas a falta de diálogo preocupa

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Semente Há mais de 20 anos na Amazônia, a Natura vê nos últimos meses o debate ambiental avançar no meio empresarial brasileiro, segundo João Paulo Ferreira, presidente da companhia. Para o executivo, ficou evidente que é possível produzir sem desmatar e muitos setores já mostram isso, até o agronegócio. “Mas ainda não é o bastante”, diz. Ele avalia que o governo é o agente mais importante para promover conservação do ambiente e inclusão, porém, a falta de diálogo preocupa.  

Verde “Acredito que pode haver boas intenções, mas tem sido preocupante a falta de diálogo em torno de propostas sustentáveis para a Amazônia. Só teremos desenvolvimento sustentável e uma sociedade mais equilibrada, se cidadãos, universidades, ONGs e empresas forem ouvidos em diálogo construtivo com o poder público”, afirma.

Atmosfera Ferreira sugere que sejam estabelecidos incentivos para o uso sustentável da biodiversidade, além de programas para fortalecer a agricultura familiar e de comunidades tradicionais.

Processo Para as empresas que estão ingressando em projetos ambientais, o presidente da Natura diz que não é só compliance. “Precisa estar ligado à geração de valor. É perceber que sustentabilidade é bom negócio”, diz ele.  

Espelho Desde 2011, a Natura, que está perto de ser a quarta maior empresa de beleza do mundo, calcula ter investido mais de R$ 1,5 bilhão em negócios na Amazônia.

João Paulo Ferreira, presidente da Natura, na sede da empresa em Cajamar - Adriano Vizoni/Folhapress

PROSA

"O empresariado precisa demonstrar mais envolvimento em temas sociais e ambientais. O comportamento empresarial tem força para promover mudanças. Não há floresta em pé se ficarmos sentados"

João Paulo Ferreira
presidente da Natura

Com Filipe Oliveira Mariana Grazini

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:

Lojas de móveis mudam nome de criado-mudo após considerar termo racista

Empresa que prometia retorno de 4% ao dia para investidores sai do ar

Negociação de energia cresce mais de 40%

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas