Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Isenções de IPVA para pessoas com deficiência crescem 55% em 2021

Segundo pesquisa, um terço de toda a frota de SP não vai pagar o imposto no ano que vem

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O pacote de ajuste fiscal do governador João Doria, que enrijece as regras de isenção do IPVA para pessoas com deficiência, chega em um momento de alta no número de carros livres do imposto em 2021. Segundo levantamento do Sinafresp (Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas de SP), a quantidade de veículos de pessoas com deficiência que serão isentos do IPVA vai subir 55% no ano que vem na comparação com 2020, atingindo 614 mil carros.

Pelas novas medidas de Doria, a isenção passa a beneficiar apenas as pessoas com deficiência física severa e que tenham feito adaptações ao veículo.

Ainda conforme a pesquisa, quando são considerados também os outros motivos que permitem a isenção, um terço de toda a frota do estado de São Paulo não vai pagar IPVA no ano que vem, atingindo cerca de 8,96 milhões de carros. A maioria serão veículos com mais de 20 anos (85%).

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas