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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Nova marca da Odebrecht mantém conexão com passado do grupo

Novonor mantém vermelho do logotipo antigo no centro e lembra nome do fundador, Norberto

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São Paulo

A Odebrecht manteve conexões com o passado ao adotar o novo nome anunciado nesta sexta (18). O grupo, que passa a se chamar Novonor, afirma que o elemento “nor” aponta o Norte que busca para se levantar do tombo sofrido nos últimos anos, mas a escolha tornou inevitável a associação com o nome do fundador, Norberto Odebrecht. ​

Acima, logotipo do novo nome da Odebrecht e abaixo, o antigo - Divulgação

A letra O no centro do novo logotipo lembra o vermelho da antiga marca do grupo. “A mudança pode ajudar a reconstrução da Odebrecht, mas será vista apenas como uma maquiagem se as promessas de transformação da empresa não se cumprirem”, diz Luciano Deos, da consultoria Gad, especializada no desenvolvimento de marcas.

A nova marca foi anunciada por Maurício Odebrecht, que passou a representar a família no comando do grupo no ano passado. Ele assumiu a função com o afastamento de seu pai, Emílio, filho de Norberto, pouco antes da demissão de Marcelo, o irmão que presidiu o grupo, foi preso pela Operação Lava Jato e rompeu com o pai.

Maurício foi o único representante da família que discursou na reunião anual do grupo, realizada virtualmente nesta sexta. Esta foi a primeira vez que Emílio não falou no encontro dos executivos do conglomerado desde que assumiu a condução dos negócios da Odebrecht no lugar de Norberto, no início da década de 1990.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

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