Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Número de obras de estradas sem licitação cresce em SP

De janeiro a julho de 2020 foram 25 emergenciais, ante 42 neste ano, segundo o DER

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Cresceu o volume de obras realizadas sem licitação pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), que administra as rodovias do estado de São Paulo. ​

Entre janeiro e julho de 2020, foram 25 obras emergenciais, ante 42 no mesmo período deste ano.

Quando os contratos sem licitação começaram a crescer no ano passado, algumas obras chamaram a atenção do Ministério Público de São Paulo, que chegou a abrir investigação.

Segundo o DER, esse tipo de serviço precisa de ação mais rápida porque é acionado para evitar a interrupção total ou parcial da circulação e dar segurança aos usuários das rodovias paulistas.

"Todas as contratações do DER, inclusive as emergenciais, seguem impreterivelmente a forma da lei. As obras com licitação têm características diferentes, não emergenciais, e levam pelo menos quatro meses para que todos os trâmites legais sejam cumpridos", afirma o órgão em nota.

De acordo como DER, sem contar o programa Estrada Asfaltada, atualmente, há cerca de 30 obras licitados em andamento e quase 40 editais publicados. Quatro dos editais fazem parte do programa Novas Estradas Vicinais, com mais de 200 lotes de serviços a serem iniciados. Os dois programas abrangem investimentos acima de R$ 4 bilhões no estado para obras em mais de 5.000 quilômetros.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas