Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Pênis de pelúcia é mantido no ecommerce do AliExpress mesmo após órgão de publicidade pedir suspensão

Conar recomendou que empresa retire imagens com modelo que parece criança abraçada ao produto

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Embora o Conar (conselho de autorregulamentação publicitária) tenha pedido para o site de comércio eletrônico AliExpress retirar as fotos de uma modelo com aparência infantil dos anúncios de uma almofada em formato de pênis, as imagens ainda estão na plataforma.

A recomendação do Conselho de Ética do Conar foi definida na semana passada, mas, ainda nesta terça (10), a jovem aparece em imagens, caracterizada com laço no cabelo e semelhança de criança, abraçada um pênis de pelúcia na versão em português do site, que pertence ao grupo chinês Alibaba.

Pênis de pelúcia vendido no AliExpress - Reprodução/AliExpress

A denúncia foi levada ao Conar por um consumidor. A imagem infringe as limitações em relação a menores de idade estabelecidas pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Em sua defesa ao órgão, o AliExpress disse que a modelo não é menor de idade. Porém, os limites, muito usados na padronização de publicidade de bebidas alcoólicas, levam em conta a aparência, ainda que a jovem não seja menor de idade de fato.

A medida do Conar, que é um órgão de autorregulamentação, tem força apenas de recomendação. O órgão não tem poder fiscalizatório, mas é praxe que as empresas sigam as determinações.

Procurado pelo Painel S.A., o AliExpress afirma que agiu rapidamente para bloquear a lista de produtos afetados após ter sido informado da decisão do Conar. O site diz que proíbe a venda de itens que violam a sua política de listagem de produtos e que tem um departamento que identifica quando terceiros infringem as regras.

Após a resposta da empresa, o Painel S.A. ainda encontrou imagens no AliExpress.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas