Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu petrobras

Caminhoneiros vão ao Nordeste em caravana contra reajuste no diesel

Liderança da categoria diz que governo arruma 'desculpas e paliativos'

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

José Roberto Stringasci, presidente da associação de caminhoneiros ANTB, que iniciou uma caravana na região Sul do país no mês passado para protestar contra a disparada no diesel, afirma que vai para o Nordeste nas próximas semanas divulgando críticas às estratégias do governo para o problema da disparada nas bombas, que atinge a categoria.

"Começamos no Paraná, em Curitiba, fomos para Itajaí e Navegantes, em Santa Catarina, depois para o Rio Grande do Sul. Chegamos a Cubatão, em São Paulo, e depois vamos seguir para o Nordeste. Estamos conscientizando o povo por onde a gente passa", afirma.

Carreta do movimento Soberano Brasil, liderado por caminhoneiros conta a política de preços da Petrobras - Divulgação

Segundo Stringasci, não se trata de uma tentativa de greve. É mais um esforço de divulgação dos protestos da categoria contra os reajustes e a política de preços dos combustíveis.

Ele voltou a elevar o tom nesta sexta (17), diante do novo aumento de 5,2% na gasolina e 14,2% no diesel, anunciado pela Petrobras.

"O governo vai arrumar desculpas e paliativos porque ele não quer mexer no foco do problema, que é o preço de paridade de importação dos combustíveis. Pode zerar todos os impostos, mas em dois meses os preços vão ser os mesmos", afirma Stringasci.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas