Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Indústria de pneus quer pedir para Lula rever medida de Bolsonaro para caminhoneiros

Associação do setor diz que vendas de pneus de carga despencaram após fim da tarifa de importação

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Com a saída de Bolsonaro, a indústria de pneus no Brasil se movimenta para levar ao novo governo as queixas do setor, cujos números despencaram após o fim do imposto de importação. A medida foi adotada no ano passado em meio a ameaças de greves de caminhoneiros.

Segundo a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), em novembro, os pneus de carga registraram quedas de 19,5% ante o mesmo mês de 2020 e de 9,5% em relação a novembro de 2021.

Trânsito na rodovia Castelo Branco, em São Paulo; indústria de pneus quer derrubar isenção de imposto de importação - Adriano Vizoni-18.nov.22/Folhapress

Na comparação com outubro, o recuou no mercado de pneus de carga ficou em 6,5% nas vendas para reposição e em 2,9% nas vendas para montadoras, resultando em total de 5,3%.

Segundo Klaus Curt Müller, presidente-executivo da Anip, além da redução nas vendas totais do mês, a perspectiva para o fechamento do ano no setor de pneumáticos é negativa.

Ele afirma que um dos principais fatores da retração "é o impacto da alíquota zero para importação de pneus de carga, que desde janeiro de 2021 vem causando desequilíbrio no mercado".

De acordo com a associação, o cenário já foi apresentado ao governo de transição.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas