Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Câmara quer mediar repactuação de acordo sobre desastre de Mariana

Deputado pediu reunião com governos de Minas e Espírito Santo para atuar nas negociações

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O deputado Rogério Correia (PT-MG) protocolou na Câmara um requerimento para a realização de reuniões com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo para debater a repactuação do acordo judicial sobre o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG).

Segundo o parlamentar, a Fundação Renova, criada para a reparação das vítimas da tragédia em 2015, não consegue dar agilidade ao atendimento das famílias e apresenta burocracia na questão ambiental. A entidade é mantida pelas empresas Samarco, BHP Billiton e Vale.

A repactuação de novos termos já é discutida entre o governo Lula, MPF (Ministério Público Federal) e as mineradoras que mantém a fundação. Conforme mostrou a Folha, uma das propostas em discussão é o fim gradual das funções da Renova.

Em 2021, a Câmara criou uma comissão para acompanhar o caso. Antes das eleições do ano passado, foi aprovado um relatório com 84 recomendações gerais para as instituições públicas envolvidas na repactuação.

O rompimento da barragem matou 19 pessoas e deixou um rastro de destruição entre Minas e Espírito Santo. A lista de indenizados da Fundação Renova abrange cerca de 409 mil pessoas.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Vegetação invade construções destruídas pela lama no distrito de Bento Rodrigues em Mariana (MG) - Lalo de Almeida - 13.nov.2018/Folhapress

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas