Espaço de debate para temas emergentes da agenda socioambiental
Novo retrato da reciclagem mostra protagonismo dos catadores
Mapeamento de grandes programas de logística reversa de embalagens do país contribuirá para toda a cadeia produtiva
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Faltavam poucos dias para encerrarmos mais um ciclo e fecharmos um ano de muitas atividades, mas a participação da Coca-Cola Brasil na "Expocatadores" foi a chave de ouro. O evento reuniu centenas de catadores de materiais recicláveis para debater os principais pontos da atividade e reafirmar o protagonismo da classe na cadeia da reciclagem e na economia circular.
Com uma parceria de longo prazo com a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) em diversos programas, como o "Reciclar pelo Brasil", que desde 2017 contribui para o fortalecimento de mais de 220 organizações de catadores em 26 estados brasileiros, entendemos, como companhia, a relevância deste tema para o negócio. Por isso, em nossa visão, foi mais uma vez inspirador estarmos lá.
Na ocasião, fizemos parte de um dos pontos altos desta celebração: o lançamento do Atlas Brasileiro da Reciclagem, material que retrata com detalhes o processo produtivo desta cadeia.
Segundo estimativa do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, existem cerca de 800 mil catadores e catadoras em atividade no Brasil, responsáveis pela coleta de 90% de tudo que é reciclado no país.
Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais confirmam que, dos 82,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos produzidos em 2020 no país, mais de 80% foram materiais reaproveitáveis e recicláveis.
Para entendermos ainda mais o impacto que a publicação traz neste contexto: o Atlas vai contribuir para a correta dimensão da atuação de cooperativas e associações de catadores no país, da produtividade e eficiência entre os diferentes modelos de tratamento de resíduos.
Também vai apoiar a identificação de gargalos e oportunidades para a busca de soluções técnicas, decisões de investimentos e implementação de políticas públicas. Teremos um real panorama de como estamos avançando como sociedade neste tema tão relevante para o país.
Ou seja, esse robusto trabalho é um banco de dados vivo concebido pela Ancat, que compilou dados de grandes programas de logística reversa de embalagens do país.
Entre os programas usados para alimentar este material, está o "Reciclar pelo Brasil", maior programa privado de apoio à reciclagem inclusiva do país, criado pela Coca-Cola Brasil juntamente com outras empresas e que hoje congrega 18 grandes companhias.
A reciclagem pode ser entendida como um procedimento industrial de reaproveitamento da matéria-prima para a produção de novos produtos.
Para que o PET pós-consumo seja transformado em uma nova garrafa, ele precisa ser separado na fonte, coletado, triado, beneficiado e comercializado como insumo, formando assim a cadeia de reciclagem. Seguindo este processo, uma garrafa PET pode ser transformada em uma nova embalagem de 10 a 15 vezes, até ser destinada a outra indústria.
Segundo o Atlas, o processo de reciclagem começa com a separação dos resíduos na fonte –o que exalta a contribuição do consumidor final neste processo ao separar corretamente seu lixo, disponibilizando-os para uma coleta diferenciada, e demonstra a importância desta mudança de atitude.
Isso porque, para garantir a extensão da vida útil dos materiais, é essencial termos todos esses elos trabalhando em conjunto.
Como companhia, estamos empenhados em conectar atores e peças desse quebra-cabeça, sendo a reciclagem inclusiva um pilar essencial não apenas para ampliar, como para melhorar as condições de coleta e reciclagem para a circularidade de embalagens no país.
Entendemos que a parceria com cada vez mais atores dessa cadeia, além de conscientizar a iniciativa privada, sociedade civil, poder público e consumidores, é essencial para caminharmos em direção a um mundo mais sustentável.
Por essa razão também trabalhamos para avançar cada vez mais em nossa visão por um "Mundo Sem Resíduos", compromisso global da Coca-Cola para atuar e investir na coleta e reciclagem de 100% das embalagens que coloca no mercado, utilizar no mínimo 50% de conteúdo reciclado em todas as suas bebidas e garantir que 25% do seu volume de vendas seja realizado através de retornáveis até 2030.
São metas desafiadoras, que propõem alterações em toda a cadeia produtiva, mas estamos focados em atingi-las.
Sabemos que esta é uma mensagem relevante para a indústria como um todo e temos clareza que nosso posicionamento não é diferencial competitivo, mas uma condição necessária para a sustentabilidade do negócio.
Contudo, continuamos nosso movimento de convocatória para que outras marcas e setores possam também olhar de forma mais profunda para esse contexto.
A Coca-Cola Brasil incentiva todos a aplicarem a circularidade como alta prioridade dentro de suas estratégias de negócio, pois somente juntos conseguimos ir mais longe.
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters