Siga a folha

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Flamengo pode mudar parâmetros do Brasileiro

Time de Jorge Jesus alcançou pontuação inédita em Brasileiros

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Flamengo chegou aos 52 pontos em 23 rodadas, índice inédito em 17 anos de Brasileiro em turno e returno. O líder não tem o recorde do ataque, que pertence ao Cruzeiro de 2007, com 54 gols. Pergunta-se se o Corinthians pode ser campeão brasileiro, porque só perdeu 1 de 14 jogos depois da Copa América. Não pode. Dois anos atrás, podia.

O Corinthians de Fábio Carille tinha 50 pontos nesta altura do Brasileiro. Carregava 20 gols de saldo positivo e tinha vencido 14 partidas. Mas sua força era a defesa. Foi campeão com 9 empates e 72 pontos. Ano passado, o Flamengo foi vice com a mesma pontuação.

Nestes 17 anos de pontos corridos, houve períodos de domínio do ataque e outros da defesa. Atacar fez o Cruzeiro de Luxemburgo dar a impressão de que a receita era essa. Neste momento, é o que acontece com o Flamengo de Jorge Jesus.

Flamengo com três mudanças e mandando no jogo -

O Flamengo virar referência não é uma questão de estatística. É de tática e estratégia. Pela Libertadores, o Grêmio sofreu com seu sistema de marcação por encaixe. Aprendemos no Brasil que Zezé Moreira inventou a marcação por zona. Só que os relatos do passado indicam que seu sistema era de encaixar marcadores e perseguir até o fim da jogada.

Os times mais modernos jogam por zona pura. Seja o Manchester City, de Guardiola, seja o Palmeiras, de Mano Menezes. Persegue-se dentro do quadrante. Isso diminui a chance de perseguições individuais abrirem buracos na defesa, como Kannemann fez ao tentar desarmar Éverton Ribeiro e Willian Arão.
Ainda há técnicos importantes que marcam assim, como Sampaoli e Bielsa. Não significa estar ultrapassado.

O Palmeiras guarda a memória da marcação por encaixe de Felipão. Contra o Inter, houve uma jogada em que Diogo Barbosa saiu para dar o bote, ficou no meio do caminho e Dudu salvou a chance colorada.
É um dos riscos de mudar de técnico. Mudanças invisíveis para os torcedores são muitas vezes decisivas.

Atlético-MG no 5-4-1: virava 3-4-3 no ataque -

No empate com o Atlético-MG, a dificuldade foi outra. Rodrigo Santana imitou o que Antonio Conte fazia na Juventus e no Chelsea, com um 3-4-3, que se transforma em 5-4-1, na defesa. O sistema consiste em uma sanfona em que os laterais se juntam aos zagueiros para defender e aos volantes para atacar.

A linha de cinco tirou espaço do Palmeiras. Para tentar superá-la, Mano Menezes deixou Borja e Deyversonjuntos por dez minutos. Era a tentativa de criar situação desconfortável para a marcação atleticana. Não deu certo.

Porque o que funciona sempre é o treino. Nele, Jorge Jesus construiu o time de movimentação mais constante do Brasil, desde o Santos campeão da Copa do Brasil de 2010, com Robinho, Neymar, Ganso e André.

 
Gabriel comemora após marcar contra o Santos, seu ex-time - Sergio Moraes - 14.set.2019/REUTERS

No Flamengo, como naquele Santos, a troca de posições não é óbvia. Não é mudar o ponta de lado, mas deslocar para receber, pedir para ter preferência. Dizia Tim.

É mais difícil marcar, quando os mesmos jogadores ocupam lugares diferentes na mesma jogada. É o que faz o Flamengo.

França, Alemanha, Espanha e Inglaterra têm a maioria de seus campeões com treinadores estrangeiros. Portugal não tem desde 2006, quando o holandês Co Adriaanse ganhou pelo Porto. Pode ser a vez de Jorge Jesus no Brasil

Quem vai perseguir

Quarta-feira (9) tem Santos x Palmeiras, na Vila Belmiro. Jogo que vai definir o perseguidor do Flamengo. O campeonato não está decidido, mesmo com cinco pontos à frente. Mas a próxima rodada pode permitir ao time rubro-negro abrir oito de vantagem sobre o vice-líder.

Tempo ao Tempo

Não se diga que Fernando Diniz não mudou o São Paulo. Por óbvia que seja esta afirmação. Não se muda um time em dez dias e nem Jorge Jesus fez isto, apesar de ter o tempo de treinos da Copa América. O São Paulo venceu em casa. E pode acreditar no médio prazo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas