PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Segredo para ser campeão é saber sair da derrota

Virou moda no Brasil fazer o discurso demagógico de que não é normal perder

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jorge Jesus pareceu incomodado pelo empate contra o São Paulo. Se a arbitragem errou ao permitir 27 faltas são-paulinas, o ritmo rubro-negro quebrou-se, porque Fernando Diniz tirou velocidade na segunda etapa, com troca de passes curtos.

Quem quiser ganhar do Flamengo terá de tirar seu ritmo. O São Paulo conseguiu.

Na luta para alcançar o líder, o Palmeiras teve atuação ruim no primeiro tempo, mas mostrou tranquilidade para entender a derrota e mudar o ritmo da segunda etapa. Virou moda no Brasil fazer o discurso demagógico de que não é normal perder. É normal, sim. Anormal é um time campeão não saber como sair de suas derrotas e aumentar o tamanho da crise.

O Flamengo ganhou o Brasileiro de 1980 perdendo do Botafogo-PB. O time que venceu o Brasileiro de 2009 levou 5 x 0 do Coritiba. O Palmeiras foi campeão em 2018, no mesmo ano em que perdeu em casa para o Sport, rebaixado.

Jorge Jesus pareceu inconformado com a maneira como o São Paulo lhe roubou dois pontos, no sábado (28). Fernando Diniz conseguiu fazer sua equipe tirar velocidade do jogo, não apenas com faltas. Também com passes curtos.

Homem de vermelho e homem de branco disputam bola em gramado
Gabriel, do Flamengo, em lance com Daniel Alves, do São Paulo, no sábado (28) - Sergio Moraes/Reuters

O primeiro empate do Flamengo como mandante precisa servir para corrigir erros, não para inconformismo. Saber perder é sempre importante para voltar a vencer.

Agora que o Palmeiras terá semanas de folga, enquanto o rubro-negro disputa a Libertadores, uma dúvida poderá ser esclarecida. Se o campeonato vai consagrar o time com o elenco mais qualificado, o Palmeiras, ou o que tem a melhor equipe titular, o Flamengo.

Em princípio, a resposta parece ser os 11 de Jorge Jesus. Isso porque a direção da Gávea contratou jogadores decisivos. Podem até não servir para a primeira linha do futebol europeu, mas têm capacidade para definir partidas no Brasil. 

Mal comparando, quando o São Paulo foi bicampeão mundial, Muller, Toninho Cerezo e Leonardo não serviam mais para os europeus e por isso voltaram. Mas os três faziam diferença na América do Sul.

Se contar sempre com seus onze titulares, o Flamengo será campeão brasileiro. Mas não contará. Gabriel, por exemplo, está suspenso contra a Chapecoense e estará na seleção contra Atlético-MG e Athletico-PR.

O Palmeiras terá seu elenco para tentar o bicampeonato. Semana que vem contra o Atlético-MG, depois contra o Santos, na Vila Belmiro.

Enquanto isso, o Flamengo precisará mexer em seu time. Não é justo dizer que Jorge Jesus tropeçou quando escalou a equipe que era usada por Abel Braga, ao preservar Gérson, Rafinha e Filipe Luís contra o São Paulo. Não foi esta a questão decisiva.

O Flamengo melhorou com Jorge Jesus e parece se cansar pela sequência com os mesmos titulares.

Segue uma equipe muito forte. A questão é como se comportará com desfalques e com quartas-feiras seguidas de jogos da Copa Libertadores.

Há depoimentos de torcedores do Benfica que atribuem as derrotas na reta de chegada do Campeonato Português e da Liga Europa, de 2013, às escalações seguidas dos mesmos titulares, sem Jorge Jesus poupar ninguém.

O maior risco do Flamengo perder o Campeonato Brasileiro parece ser cansar seus titulares, enquanto o Palmeiras escala elenco homogêneo.

Ilustração de dois campos de futebol
Núcleo de Imagem/Folhapress

Tirar velocidade

Faltas à parte, o São Paulo trocou passes curtos e tirou velocidade da troca de passes do Flamengo. O maior mérito são-paulino foi esse e não se trancar. Fernando Diniz tem agora a missão de fazer o time trocar mais passes e ameaçar mais do que no Maracanã.

O maior crítico

O maior crítico do Corinthians tem sido Fábio Carille. O próprio treinador abriu a entrevista coletiva, depois de vencer o Vasco, dizendo que não gostou do seu time. Ninguém está gostando. O trabalho atual não vai levar a título, mas dará uma vaga na Libertadores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.