Siga a folha

Descrição de chapéu É Coisa Fina

Bernardet questiona longevidade de pacientes em relação ao capitalismo

Crítico de cinema disse que interromperia tratamento de câncer para não se tornar objeto

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Corpo Crítico

Avaliação:
  • Preço: R$ 39,90
  • Autor: Jean-Claude Bernardet
  • Editora: Companhia das Letras (128 págs.)

Na década de 1990, o escritor e crítico de cinema Jean-Claude Bernardet declarou publicamente que estava com Aids: “Nós, os soropositivos, não temos por que nos esconder, não vamos viver no medo”, e escreveu o texto ficcional “A Doença, uma Experiência”, reproduzido integralmente em “O Corpo Crítico”, uma obra humana, sensível, bem-humorada e corajosa.

O autor conta que, naquele período, se sentiu muito estimulado e profundamente criativo, além de a proximidade da morte o libertar de todas as chatices. Relata ainda que, ao aceitar “dialogar com a doença”, escapou de se converter em seu objeto, em uma vítima: “Não quero me tornar uma diva da Aids”.

Depois disso, em meio a um trabalho acadêmico intenso e bastante reconhecido, sofreria ainda de meningite, perderia parte da visão e seria diagnosticado duas vezes com câncer.

E foi com a intenção de propor um debate sobre “a relação entre cliente e sistema médico” que Bernardet expôs em uma rede social que interromperia o tratamento para o seu segundo câncer (de próstata). Chamou esse texto de “Insubmissão” e recebeu diversas mensagens. Alguns amigos começaram a se despedir, supondo que se encontrasse em estado terminal. Outros enxergaram em seu ato “uma linda lição de liberdade”.

Mais do que levantar a discussão entre seus conhecidos, o que Jean-Claude deixa bem claro nesta obra é o seu propósito de “se assumir como sujeito diante do seu tratamento”. Para ele, “o paciente é coisificado, não tem sua dignidade minimamente respeitada” e “a longevidade é uma necessidade industrial. Laboratórios farmacêuticos, fabricantes de máquinas de ponta para diagnósticos por imagem e outras finalidades, hospitais precisam da nossa ‘bio’ – o que não quer dizer a nossa vida – para lucrar”.

Ao ser encaminhado para a máquina de radioterapia, “que cuspia raios fulminantes e então relaxava após o gozo”, o autor começou a pensar que a origem daquele aparelho gigante era a indústria armamentista, “assim como o micro-ondas da sua cozinha”, e que os especialistas que o atendiam eram “metade humanos metade robôs”, repetindo tratamentos-padrões e minimizando —porque fazia parte do protocolo— seus efeitos colaterais.

Com dificuldade de ter uma conversa mais franca e íntima com alguns de seus médicos, passou a reconhecê-los como “sacerdotes de uma forma de religião que podemos chamar de vitalismo” e se convenceu de que era o seu câncer que queriam tratar, e não o sujeito diante de si, o paciente, ele enquanto ser humano.

Capa do livro "O Corpo Crítico", de Jean-Claude Bernardet - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas