Siga a folha

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Lançamentos de livros voltam ao normal, mas com dose de apreensão

Editoras alavancam produção, ainda que o espaço em livrarias esteja reduzido

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Embaladas pela recuperação das vendas nos últimos meses, as editoras vêm normalizando seu volume de lançamentos, essenciais para manter o mercado em atividade e represados no período mais agudo da crise do coronavírus.

A Companhia das Letras lançou 23 novos títulos em agosto e prevê 32 para o mês que vem, seu nível normal de produção. A Record tem nos planos 22 obras e a Globo tem cinco lançamentos no próximo mês, contra um total de 14 nos últimos seis. A Planeta reduziu sua produção a um sexto de março para abril, mas já voltou ao normal em agosto.

O aumento da impressão de livros vem com dose de apreensão por parte das pequenas editoras. Algumas temem ficar em desvantagem de vitrine num momento em que o espaço para acomodá-las é menor —afinal, as livrarias físicas ainda estão restritas pela pandemia.

E há menos lojas na praça. A Saraiva, maior rede de livrarias, fechou 15 unidades desde maio. A mais recente foi a do shopping Pátio Paulista.

ENQUANTO ISSO A unidade da Livraria da Travessa em Pinheiros, que abriu há um ano, vai dobrar de tamanho. Seus donos compraram a casa geminada na rua dos Pinheiros, e a loja passará a ter 400 m².

Ilustração da história em quadrinhos "Berlim", de Jason Lutes, que conta a história da ascensão do nazismo e sai em novembro pela editora Veneta - Divulgação

​​HERMANO... A editora Moinhos comprou essa semana os direitos para publicar “As Aventuras de China Iron”, da argentina Gabriela Cabezón Cámara, um dos livros finalistas do International Booker Prize. O vencedor, aliás, vai ser conhecido na próxima terça.

...O HERMANA? O enredo revisita a história de Martín Fierro, uma das obras fundamentais da literatura argentina, mas pelo olhar da mulher do protagonista, que começa nova vida quando o marido é convocado pelo Exército.

FESTA NAS REDES A programação da próxima Balada Literária vai começar no dia 3 de setembro, com um encontro virtual entre as escritoras Conceição Evaristo e Geni Guimarães, a homenageada da edição. O evento vai contar ainda com Eliane Potiguara, Ricardo Aleixo e Daniel Munduruku.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas