Siga a folha

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Descrição de chapéu Livros

Parcerias inéditas de Borges, Bioy Casares e Ocampo saem pela primeira vez no Brasil

Editora Companhia das Letras prepara volumes com obras criadas em dupla por série de escritores argentinos consagrados

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Companhia das Letras investe, em agosto, num volume inédito que trará a íntegra do que escreveram juntos dois amigos que calharam de ser expoentes históricos da literatura argentina, Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares.

"Bioy & Borges - Obra Completa em Colaboração" terá incluso o primeiríssimo texto que os dois escreveram a quatro mãos —um folheto publicitário de iogurte, a coalhada La Martona, em 1936. Foi um pedido feito pelo tio de Bioy, que era dono da empresa.

Como se vê, o livro quer compreender absolutamente tudo o que escreveram em 50 anos de amizade, incluindo crônicas, romances e contos, inclusive sob um pseudônimo comum, o de Honorio Bustos Domecq, surgido em 1941.

Outro inédito que a editora prepara, na mesma toada, é o da única colaboração entre Bioy Casares e Silvina Ocampo, com quem foi casado. "Os que Amam Odeiam", considerado um precursor do romance policial escrito em 1946 e nunca editado no Brasil, deve sair no país no ano que vem.

A nova edição da Record do livro 'O Próximo e o Distante', do sociólogo francês Roger Bastide, traz na capa esta fotografia feita por Pierre Verger, que foi amigo do autor - Pierre Verger/Fundação Pierre Verger

MEIAS-NOITES A Todavia lança em julho o primeiro romance de Tiago Ferro depois da conquista do Jabuti por "O Pai da Menina Morta". "O Seu Terrível Abraço" é descrito como um caleidoscópio geracional sobre um homem de seus 40 anos que se vê encalacrado pela crise econômica e política que tomou o Brasil. O elemento disparador são as manifestações de 2013, que protagonizam, aliás, diversos lançamentos na efeméride de seus dez anos, agora em junho.

NUNCA, NUNCA VAMOS REATAR A Faro Editorial acaba de comprar os direitos para publicar uma graphic novel baseada no clássico "Guerra e Paz", de Liev Tolstói, que sairá em capa dura pelo selo Poseidon, voltado a lançar quadrinhos. A obra, ilustrada com requinte, foi adaptada por dois artistas russos chamados Dmitry Chukhrai e Alexandr Poltorak.

REPUTAÇÃO O recém-lançado thriller "O Crime do Bom Nazista", de Samir Machado de Machado, já foi comprado para sair no Reino Unido pela Pushkin Press. O autor já tem um de seus livros anteriores, "Tupinilândia", editado pela Métailié na França —onde, aliás, será publicado pela Denoël o romance "O Amor dos Homens Avulsos", de Victor Heringer, morto em 2018. Os dois escritores são representados pela agência MTS.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas