Siga a folha

Rodovia dos Tamoios é liberada após quase 12 h de interdição em SP

Risco iminente de queda de barreiras por conta das chuvas forçou bloqueio

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Após quase 12 horas interditada, a rodovia dos Tamoios foi liberada na manhã desta terça-feira (19) para a circulação de veículos, segundo a concessionária que administra a via.

O bloqueio começou por volta das 20h25 desta segunda-feira (18) por riscos de queda de barreiras. De acordo com a concessionária Tamoios, o acumulado de chuvas das últimas 72 horas aumentaram as chances de deslizamentos, e a interdição foi necessária para a segurança dos usuários. 

Os bloqueios ocorreram em dois trechos: na altura do km 58, no sentido litoral, e do km 81, no sentido São José dos Campos.

Em comunicado, a concessionária disse que equipes de engenharia e geologia da empresa "definiram que existem condições seguras de tráfego para o usuário". Porém, ressaltou que caso as chuvas aumentarem, os trechos podem ser interditados novamente.

Os motoristas que tinham como destino cidades do litoral norte paulista usaram rotas alternativas, como a rodovia Paulo Rolim Loureiro, a Mogi-Bertioga, ou a Oswaldo Cruz, que liga Taubaté à Ubatuba. 

No domingo (17) a rodovia também permaneceu bloqueada nos dois sentidos por aproximadamente seis horas, devido a queda de uma barreira no km 72. Os motoristas só conseguiram circular pela região por volta das 20h, quando foi iniciado o sistema pare e siga após a liberação de uma das faixas. A situação foi regularizada por volta das 22h.

Em janeiro e fevereiro o tráfego de veículos também precisou ser interrompido em períodos de chuva.

No ano passado deslizamentos fizeram o trecho ficar bloqueado por mais de três dias consecutivos. Em outubro, por exemplo, os motoristas não puderam trafegar pelo local por 90 horas. Na ocasião foram registrados 23 pontos de deslizamentos na via.

Em setembro a Tamoios também foi interditada por mais de 30 horas no trecho de serra em Caraguatatuba (173 km de SP), pelo mesmo motivo: o risco causado pelas chuvas. 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas