Siga a folha

Descrição de chapéu chuva Interior de São Paulo

Chuva chega a São Paulo com muito vento e raios

Defesa Civil mantém alerta para alagamentos e deslizamentos, devido ao grande volume de água

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Após um dia quente, com muito sol e temperatura acima dos 30ºC, as chuvas previstas pela Defesa Civil de São Paulo chegaram no meio da tarde ao estado pelo oeste, na região de Presidente Prudente e Andradina. E, como esperado, com ventos fortes e muitos raios. Alguns locais tiveram queda de granizo.

Durante a tarde, ela passou pelas demais regiões do interior paulista e chegou à capital por volta das 20h. Pelo caminho, atingiu mais fortemente a região entre Sorocaba e Campinas.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Prefeitura de São Paulo, essas chuvas foram provocadas por uma instabilidade gerada pela passagem de uma frente fria na região Sudeste, atingindo ainda os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais.

Nuvens de chuva e chuva localizada no bairro do Jabaquara, na zona sul de São Paulo - Léo Pinheiro - 22.fev.22/FramePhoto/Agência O Globo

A expectativa dos órgãos de emergência era que o temporal tivesse granizo, como ocorreu na última segunda-feira (3) no trecho na região de São Gonçalo do Sapucaí (Minas Gerais), quando a rodovia Fernão Dias ficou com grandes trechos brancos após um temporal de 22 minutos.

Até as 22h30, porém, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura) não havia registrado granizo na capital. A intensidade da chuva, porém, deve deve aumentar durante a madrugada e se estender pela manhã de sexta (7). Por isso, o CGE divulgou um alerta para alagamentos em todas as regiões da Grande São Paulo.

O tempo melhora durante a tarde de sexta, com aberturas de sol e temperatura agradável, com mínima de 18°C e máxima de 25°C. O sábado (8) será ensolarado e seco na cidade. A sensação de calor predomina. Os termômetros oscilarão entre 15°C e 28°C.

Por conta as chuvas, é preciso que a população esteja preparada e alerta para os sinais de perigo, como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas e raios.

A Defesa Civil recomenda não atravessar áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo, dependendo do volume.

"As pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais, deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199", informa a entidade, em nota.

Saiba o que fazer durante a chuva:

  • Ao aviso de tempestade ou ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos e evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis;
  • Ao notar rachaduras e trincas no telhado, saia imediatamente;
  • Desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas;
  • Não utilize aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica;
  • Se estiver em qualquer área aberta, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente;
  • Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d’água;
  • Afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame etc.;
  • Não solte pipas e não carregue objetos como canos e varas;
  • Evite dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;
  • Quando dirigindo sob chuva, evite passar e estacionar perto de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não pareçam seguras.

O que fazer depois:

  • No caso de destelhamento, verifique a estrutura do madeiramento antes de entrar na edificação e observe se existem rachaduras e trincas no telhado;
  • Não realize manutenção no telhado enquanto há granizo, evitando acidentes;
  • Mantenha-se abrigado até obter informações de que o caminho está seguro;
  • Não transite por vias cobertas por água e/ou granizo;
  • Preste atenção a árvores e cabos elétricos caídos.

Fonte: Defesa Civil de São Paulo

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas