Siga a folha

Descrição de chapéu violência

Candidata a vereadora e irmã são mortas após sequestro em Mato Grosso

PM encontrou corpos com sinais de tortura; dez suspeitos foram detidos, incluindo quatro adolescentes

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Curitiba

A candidata a vereadora Rayane Alves Porto (Republicanos), 25, e sua irmã Rithiele Alves Porto, 28, foram encontradas mortas pela Polícia Militar de Mato Grosso em Porto Esperidião (a 323 km de Cuiabá), no início da manhã deste sábado (14).

Junto a outros dois jovens, de 24 e 29 anos, elas foram sequestradas quando saíam de um tradicional festival de pesca na cidade, no início da madrugada deste sábado. Os quatro foram levados para uma casa no centro, onde foram torturados. O relato foi feito por um dos jovens, que conseguiu escapar do cativeiro e pedir socorro à PM.

No final da tarde deste sábado a PM confirmou que foram detidas dez pessoas suspeitas de algum envolvimento nos crimes. Entre elas estão quatro adolescentes, que foram apreendidos.

Rayane Alves Porto (à esq.), candidata a vereadora em Porto Esperidião (MT), e a irmã dela, Rithiele Alves Porto, foram encontradas mortas neste sábado (14) - Reprodução Instagram

Alguns suspeitos estavam em um hotel na cidade de Cáceres (a 107 km de Porto Esperidião) e foram conduzidos à delegacia de Porto Esperidião.

Segundo a PM, os envolvidos adultos serão autuados em flagrante por sequestro e cárcere privado, tortura, duplo homicídio, homicídio tentado, lesão corporal, associação criminosa e corrupção de menores. Os adolescentes serão autuados por ato infracional análogo aos mesmos crimes.

Uma força-tarefa da Polícia Militar e da Polícia Civil segue realizando diligências para esclarecer o caso.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, por volta das 4h deste sábado, um jovem apareceu em uma unidade da PM relatando o sequestro feito por um grupo de sete homens e duas mulheres.

Ao chegarem ao local indicado pelo jovem, os policiais encontraram primeiro um rapaz no chão com ferimentos na região da nuca e com um dedo e uma orelha cortados. Ele foi atendido por uma equipe de saúde e está estável, sem risco de morrer.

Depois, em um dos quartos, os policiais encontraram as duas jovens já mortas, com golpes de facas, e sinais de tortura. Elas também estavam com os cabelos cortados.

O rapaz que conseguiu acionar a PM disse que os sequestradores falavam a todo momento que pertenciam a uma facção criminosa e queriam dinheiro, ameaçando matar os quatro jovens.

Rayane Alves Porto era candidata a vereadora pela primeira vez, filiada ao Republicanos, e tinha um circo, o Circo Rayane. Como candidata, falava em levar arte e cultura para crianças.

O candidato Herculis Albertini Venturelli (PSD), que disputa a prefeitura em uma aliança com o Republicanos, divulgou uma nota sobre a morte das irmãs.

"É com imensa tristeza e profundo pesar que comunicamos o falecimento de nossa querida amiga e candidata a vereadora Rayane e sua irmã Ritiely. Essa perda trágica deixa uma dor incalculável em todos nós", diz o texto.

"Em sinal de respeito e luto, todas as atividades políticas e do grupo estão suspensas. Nesse momento de imensa dor, nossas palavras são poucas, mas nossos corações estão com a família, a quem oferecemos nossas mais sinceras condolências", acrescenta.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas