Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

SP libera a vacinação em crianças sem comorbidade nesta quinta; veja calendário

Antecipação é anunciada após autorização da Coronavac para grupo de 6 a 17 anos pela Anvisa

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), iniciou, nesta quinta-feira (20), a vacinação de crianças de 6 a 17 anos com o imunizante Coronavac.

A Escola Estadual Brigadeiro Faria Lima, em Perdizes, zona oeste da capital paulista, foi onde a vacinação aconteceu e a expectativa é imunizar cem crianças do colégio ainda nesta quinta.

O primeiro imunizado com a Coronavac foi um aluno do 5º ano e integrante do grêmio estudantil chamado Caetano de Jesus Martins Moreira, 9. Na hora de receber o imunizante, ele disse que não estava com medo. "É só uma picada", afirmou o garoto.

Início da vacinação das crianças com Coronavac na Escola Estadual Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste de São Paulo - Bruno Santos/ Folhapress

Após acompanhar a imunização de 11 crianças do colégio, Doria explicou o calendário da vacinação no estado. De acordo com o governador, a expectativa é que em três semanas todo o grupo da faixa etária autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) esteja imunizado com a primeira dose contra a Covid.

No estado, devem ser vacinados 4 milhões de crianças. A expectativa é imunizar 250 mil por dia. A Pfizer será liberada para os de 5 anos. Já os pequenos de 6 a 11 anos serão vacinados com a Coronavac.

Desta quinta (20) até 30 de janeiro, serão vacinadas crianças de 9 a 11 anos de idade sem comorbidades e de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas.

De 31 de janeiro a 10 de fevereiro, serão imunizadas crianças de 5 a 8 anos de idade sem comorbidades e, também, os pequenos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas que ainda não tiverem tomado sua dose na etapa anterior.

"Nossa meta é acelerar a vacinação para garantir uma volta às aulas segura", disse o governador.

A divulgação do cronograma foi feita logo depois de a Anvisa liberar o uso da Coronavac em jovens de 6 a 17 anos.

O pedido do Instituto Butantan, na verdade, era para utilizá-la no público de 3 a 17 anos. No entanto, a agência reguladora entendeu que não existem dados suficientes para vacinar menores de 3 a 5 anos. A avaliação também vetou o uso do imunizante em crianças e adolescentes imunocomprometidos.

Além disso, a Anvisa aprovou que a dose aplicada em crianças seja a mesma que a utilizada em adultos, com o intervalo de 28 dias entre as duas doses.

O governo de São Paulo reservou 8 milhões de doses de Coronavac para o uso em crianças, segundo informou o Butantan nesta quinta —há outros 7 milhões de doses prontas à disposição do governo federal ou de outros estados que desejarem fechar contrato. ​A vantagem do imunizante é sua disponibilidade de doses, já que parou de ser usado pelo governo federal na imunização dos adultos.

Antes desta quinta, apenas a Pfizer estava autorizada para os pequenos —o aval da Anvisa foi dado em 16 de dezembro, para imunizar crianças de 5 a 11 anos, com oito semanas de intervalo entre a primeira e segunda doses. O produto já era aprovado para os de 12 ou mais anos.


Calendário de vacinação de crianças no estado de São Paulo

20 a 30 de janeiro - 1ª dose
- Crianças de 9 a 11 anos de idade
- Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas

31 de janeiro a 10 de fevereiro - 1ª dose
- Crianças de 5 a 8 anos de idade
- Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas