Siga a folha

Descrição de chapéu Copa Libertadores 2021

Ariel Holan conhece problemas e já encara decisões em um mês de Santos

Em busca de vaga nos grupos da Libertadores, time joga contra San Lorenzo nesta terça

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Ariel Holan, 60, tem pouco mais de um mês de trabalho à frente do Santos e comandou o time em quatro partidas. Foram duas vitórias, um empate e uma derrota.

A quantidade de jogos é reflexo dos impactos da pandemia de Covid-19 no calendário do futebol brasileiro, assim como os constantes desfalques com os quais o técnico tem de lidar.

Nesta terça-feira (6), dificilmente o treinador poderá contar com Soteldo por 90 minutos (ele deve começar no banco) da primeira partida com o San Lorenzo (ARG), às 21h30, na Argentina, pela terceira fase eliminatória da Libertadores, a última antes dos grupos —o SBT exibe o confronto.

Ariel Holan durante partida pelo Santos no Campeonato Paulista - Ivan Storti - 6.mar.21/Santos FC

O venezuelano perdeu duas semanas de treinos após ficar “preso” em seu país desde o último dia 16, quando o Santos empatou com o Deportivo Lara (VEN).

Depois do duelo, ele ganhou folga e teria de retornar no dia 20, mas a suspensão de voos na Venezuela adiou sua volta. Apenas na última quinta (1º) ele foi reintegrado ao elenco.

O duelo com o Lara foi o último compromisso do Santos. Com a suspensão do Campeonato Paulista em 16 de março devido ao avanço da pandemia no estado, a equipe ficou quase três semanas sem jogar.

No período, o clube se concentrou em um hotel em Atibaia. A intertemporada forçada, porém, terminou com a lesão do volante Sandry, que rompeu o ligamento cruzado do joelho direito e ficará afastado por até nove meses.

Os problemas que se acumulam à frente de Holan não parecem o abalar. Além de ter assumido o Santos ciente da crise financeira enfrentada pelo clube, o técnico entende que, enquanto durar a pandemia, será preciso buscar soluções caseiras.

“É um sentimento de muito orgulho estar aqui e aproveitar essa fantástica oportunidade, mesmo num momento muito difícil para a humanidade, difícil para o Brasil e difícil para o Santos. O clube está numa crise econômica, financeira, então é preciso fazer um trabalho intenso com os jogadores jovens”, disse.

Dos prováveis 11 titulares nesta terça, 7 são formados nas categorias de base santista.

Ainda que quisesse trazer reforços, o Santos segue sem poder registrar novos atletas por causa de uma dívida com o Huachipato (CHI) pela contratação de Soteldo.

A equipe precisa pagar ou chegar a um acordo para quitar a dívida de 3,5 milhões de dólares (R$ 19,8 milhões), referente à compra de 50% dos direitos do meia-atacante em 2019.

Holan já sabia desse obstáculo quando aceitou a proposta de trabalhar no Brasil. Com passagens por Defensa y Justicia (ARG), Independiente (ARG) e Universidad de Chile, ele se tornou um especialista em fazer bons trabalhos a despeito de poucos investimentos.

Além de apostar em jovens, faz parte da metodologia o uso de tecnologia nos treinamentos, uma bagagem que carrega desde os tempos em que foi técnico de hóquei sobre a grama.

Holan costuma preocupar-se com o bem-estar dos atletas fora de campo. Foi por isso que deu folga a Soteldo, que não via a família havia um ano.

Nas redes sociais, o treinador dá atenção aos torcedores e costuma passar mensagens de conscientização sobre a pandemia. Além de aparecer de máscara na maioria das fotos, o argentino pede que todos respeitem os protocolos de proteção contra a Covid.

“Neste momento, é muito importante tomar todas as medidas de prevenção para não contrair o vírus”, ressaltou.

Devido à manutenção das restrições em São Paulo, o confronto de volta com o San Lorenzo está marcado para Brasília, no dia 13.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas