Siga a folha

Descrição de chapéu Olimpíadas 2024

Entenda regras da marcha atlética nas Olimpíadas, que exigem requebrado de competidores

Na modalidade, é preciso sempre manter um dos pés em contato com o solo

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Maceió

A marcha atlética é um dos esportes mais antigos dos Jogos Olímpicos, com registros que remetem à Grécia antiga. Oficialmente, a modalidade foi incluída em Londres-1908, somente com homens. Mulheres passaram a competir em Barcelona-1992.

Popular no México, na Rússia e na China, o esporte tem suas particularidades, incluindo a exigência de que os atletas sempre mantenham um dos pés em contato com o chão.

Além disso, ao dar cada passo, a perna deve permanecer reta. Para fazer esse movimento, é necessário mexer o quadril, o que dá aos atletas um movimento parecido com um requebrado.

A brasileira Viviane Lyra durante um treinamento no Rio de Janeiro - Reuters

Para garantir que essas regras sejam respeitadas, juízes estão sempre próximos dos competidores, espalhados pelo circuito.

Os atletas estão sujeitos a receber cartões amarelos, que representam duas formas de penalização: "perda de contato com o solo" e "dobrar o joelho". Caso um deles receba três desses cartões durante a prova, está eliminado —um cartão vermelho é mostrado para ilustrar isso.

As provas geralmente são divididas nas categorias masculina e feminina, com um circuito de 20 km. Em Paris-2024, haverá pela primeira vez uma categoria mista. Serão 25 equipes, compostas por um homem e uma mulher. Eles devem completar, com alternâncias, a distância de pouco mais de 42 km em quatro etapas de 10 km.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas