Siga a folha

ONG engaja estudantes no combate à fome

Entre as iniciativas, arrecadação de alimentos e exibição de documentário que debate desperdício de comida no país

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A ONG Banco de Alimentos promove em outubro uma série de atividades educativas em escolas de São Paulo para engajar educadores e alunos no combate à fome. Pelo menos 6.000 estudantes participam da arrecadação de alimentos que serão distribuídos entre 67 entidades atendidas pela organização.

Entre as iniciativas no mês que marca o Dia Mundial da Alimentação, uma gincana social, a exibição do documentário "Cultura do Desperdício" seguida de debate e uma apresentação de circo que aborda o tema.

ONG Banco de Alimentos combate desperdício e minimiza efeitos da fome por meio da colheita urbana - Na Lata

Participam Colégio Marista Arquidiocesano, Escola Carlitos, Escola Alef Peretz, Colégio Johann Gauss, Colégio Bosque Feliz, Colégio Sir Isaac Newton e Escola Alto de Pinheiros. Alunos do IBMEC São Paulo também estarão engajados nas atividades.

A ONG vai distribuir cartilhas e folders com dados sobre desperdício e reaproveitamento de alimentos. Os materiais destacam que cascas, talos, folhas e sementes de quase todas as frutas, verduras e legumes podem se transformar em ingredientes para receitas nutritivas.

"Temos 125 milhões de brasileiros sem garantias de que terão o que comer na próxima refeição em qualidade e quantidade suficiente, enquanto o país desperdiça em média 27 milhões de toneladas de alimentos por ano", diz Luciana Chinaglia Quintão, fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos.

A empreendedora social, que há 24 anos atua pelo combate à fome, acredita que é preciso preparar as novas gerações para construir um Brasil sem fome. "Por isso decidimos trabalhar junto com escolas, levando uma série de atividades para várias faixas etárias", diz ela.

O documentário "Cultura do Desperdício" aborda as complexas relações de produção, circulação e consumo de alimentos com uma visão crítica sobre desigualdade social, alimentação saudável e nutrição.

A apresentação de circo acontece no dia 13 de outubro, às 14h, no Circo Patati Patatá. Pelo menos 600 crianças de entidades assistidas pela ONG Banco de Alimentos assistirão ao espetáculo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas