Siga a folha

Vencedores do Empreendedor Social debatem avanços do campo no país

Série 'Papo de Responsa', em formato de talkshow, celebra 20 anos da premiação em 6 episódios na TV Folha; assista ao primeiro

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Vencedores de diferentes edições do Prêmio Empreendedor Social se encontram na série especial 'Papo de Responsa', exibida pela TV Folha a partir desta quinta-feira (11). Serão seis capítulos, no formato de talkshow, lançados a cada 15 dias no canal do YouTube do jornal.

A série marca uma das celebrações dos 20 anos do prêmio realizado pela Folha e Fundação Schwab, uma das entidades irmãs do Fórum Econômico Mundial.

Com estilo pinga-fogo, a proposta é passar em revista as trajetórias de inovadores sociais à frente de ONGs, startups, negócios de impacto e movimentos que vêm promovendo transformações significativas, especialmente entre os mais vulneráveis, no país.

Cada programa terá de três a quatro encontros, sob mediação de Eliane Trindade, editora do Folha Social+ e do Prêmio Empreendedor Social, que ancora o talkshow do estúdio da TV Folha, no centro de São Paulo.

O primeiro capítulo traz os irmãos Eugênio e Caetano Scannavino, cofundadores do Projeto Saúde e Alegria, e Tasso Azevedo, do MapBiomas.

Ambas as organizações atuam na área ambiental. Saúde & Alegria venceu a primeira edição do Empreendedor Social, em 2005, com inovações que melhoraram a saúde de ribeirinhos, enquanto o Mapbiomas, laureado entre os Inovadores Sociais do Ano em 2022 em Davos, mapeia a cobertura e o uso da terra no Brasil.

Primeiro capítulo da série Papo de Responsa traz vencedores do Prêmio Empreendedor Social - Reprodução/TV Folha

O programa especial reúne ainda dois vencedores que usam tecnologia para impacto: Robson Melo, da Estante Mágica, e Carlos Humberto e Antonio Pita, da Diaspora.Black.

A edtech de Melo levou o prêmio em 2023 por estimulas alunos a escreverem seus próprios livros em uma plataforma educacional gratuita; já a startup antirracista foi vencedora da categoria Soluções que Inspiram em 2022, ao promover o afroturismo.

O último bloco deste primeiro episódio possibilitou o reencontro virtual de Suzana e Cláudio Pádua, fundadores do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), organização que ajuda a proteger a biodiversidade do Brasil, e André Albuquerque, à frente da Terra Nova Regularizações Fundiárias, especialista em mediação de conflitos em áreas de ocupação irregular.

Vencedores do Empreendedor Social em 2009, o casal recebeu o troféu das mãos de Albuquerque, o laureado na edição de 2008.

Maior concurso de empreendedorismo social da América Latina, a premiação chancela, ano a ano, expoentes do ecossistema de impacto no país. Neste ano de celebração dos 20 anos, o Empreendedor Social terá duas categorias: Inovadores Sociais do Ano e Soluções que Inspiram.

Serão reconhecidas lideranças em inovação em áreas como ambiente, educação, saúde, habitação e geração de renda, além de soluções de impacto em direitos humanos, fortalecimento da democracia, equidade de gênero e combate ao racismo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas