Siga a folha

Descrição de chapéu
Artes Cênicas

Diretora chinesa estreia com engenhosa narração sobre experiência do tempo

'Três Aventuras de Brooke' faz parte da programação da Mostra do Cinema Chinês

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

 

TRÊS AVENTURAS DE BROOKE

Avaliação:
  • Elenco: Fangyi Xu, Ribbon Ooi, Pascal Gregory
  • Produção: China/Malásia, 2018
  • Direção: Zhu Yuan Qing

Acompanhar o cinema chinês à distância e na dependência do humor inconstante dos festivais pode dar a impressão de que o país produz quase só dois tipos de filmes. De um lado, tramas históricas combinadas com muita ação e visual exuberante. De outro, dramas contemporâneos que focalizam o indivíduo desorientado frente à transformação acelerada e à coletividade colossal.

“Três Aventuras de Brooke”, primeiro longa da diretora Zhu Yuan Qing, inscreve-se em outra tradição do cinema asiático, a da crônica lírica, mais conhecida na versão japonesa. A obra integra a programação da Mostra do Cinema Chinês que começa nesta sexta (4), em São Paulo, e vai até o dia 13 de outubro. 

Nosso olhar impaciente para experiências contemplativas pode não encontrar interesse nessas ficções que se detêm tanto no cotidiano. Entregar-se a esse tipo de estímulo, porém, permite enxergar aspectos que a compulsão de consumir tudo ao mesmo tempo torna imperceptíveis.

 

​Brooke é uma jovem chinesa em viagem à Malásia. Enquanto ela dá uma volta de bicicleta para conhecer uma pequena cidade, o pneu fura e ela precisa pedir ajuda. A partir dessa situação que parece não ter muito a oferecer, o longa tece uma narrativa baseada numa lógica aleatória.

As três aventuras tornam-se, assim, variações do que pode ocorrer a partir de uma mesma situação, o pneu furado, mas que germinam em direções distintas e não contraditórias.

O primeiro encontro de Brooke é com uma jovem que a leva para conhecer o vilarejo e a ensina a evitar as armadilhas para turistas. No segundo, Brooke conhece três rapazes e se opõe à concepção que eles têm do passado como entrave à modernização. O terceiro a coloca em contato com um sessentão francês que viaja em busca de uma experiência quase mística.

A aparição de Pascal Gregory, ator recorrente na filmografia do diretor francês Éric Rohmer (1920-2010), reafirma a filiação da diretora estreante a uma proposta de cinema que busca alcançar a revelação por meio de longas conversações e da atenção ao que parece superficial.

As variações adquirem um sentido musical à medida que o início se repete, mas a progressão altera o tom. O engenhoso dispositivo narrativo permite da mesma forma que a diretora aprofunde a cada vez suas indagações relacionadas à experiência do tempo.

Este se repete como os dias ou o que vemos e vivemos a cada vez se acumula alterando a percepção? O passado, mesmo que não seja o da nossa memória, não nos afeta ou permanece no mundo como uma espécie de camada geológica? Por fim, é possível superar as mágoas, traumas, perdas que se amontoam para tentarmos ser melhores ou diferentes?

Embora tais questões pareçam pertencer ao mundo dos livros e da filosofia, Zhu Yuan Qing mostra, com a aparente ligeireza de “Três Aventuras de Brooke”, que cedo ou tarde elas batem à porta.


Confira outros títulos da mostra de cinema

"Garotas Sempre felizes" (2018), de Yang Mingming 

"Um Primeiro Adeus"  (2018), de Wang Lina

"Lembre-se de mim, por favor" (2017), de Peng Xiaolian 

"Flores Vermelhas e Folhas Verdes" (2018), de Liu Miaomiao

"Entrando na Cidade Proibida" (2019), de Hu Mei

"Viver e Morrer em Ordos"  (2013), de Ning Ying

"A Travessia" (2019), de Bai Xue 

"Um Primeiro Adeus" (2018), de Wang Lina

Mostra do Cinema Chinês

Avaliação:
  • Quando: Até 13/10
  • Onde: Centro Cultural São Paulo - r. Vergueiro, 1.000 - Paraíso
  • Preço: Grátis. Retirada dos ingressos 1h30 antes da sessão

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas