Siga a folha

Descrição de chapéu festival de veneza

Diretor de 'Parasita' é escolhido presidente do júri do Festival de Veneza

Vencedor do Oscar de melhor filme e melhor diretor, Bong Joon-ho comandará comissão que concede o Leão de Ouro

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

AFP

O cineasta sul-coreano Bong Joon-ho, vencedor do Oscar no ano passado com o filme "Parasita", será o presidente do júri do Festival de Veneza deste ano, que acontece entre os dias 1º e 11 setembro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15) pelos organizadores do evento.

No comunicado, o diretor disse que o festival tem uma longa história e que se sente honrado em estar associado a “esta maravilhosa tradição cinematográfica".

"Como presidente do júri, e acima de tudo como incorrigível cinéfilo, estou pronto para admirar e aplaudir todos os grandes filmes selecionados pelo festival. Isso me enche de alegria e de sinceras esperanças", acrescentou.

Em 2020, “Parasita” se tornou a primeira obra de língua estrangeira a vencer o Oscar de melhor filme. Bong Joon-ho foi agraciado com o prêmio de melhor diretor e também levou as estatuetas de melhor roteiro original e melhor filme internacional. No Festival de Cannes, ganhou a Palma de Ouro —principal troféu da noite.

Segundo o diretor artístico do Festival de Veneza, Alberto Barrera, o diretor sul-coreano é "hoje uma das vozes mais autênticas e originais do cinema autoral". "Estou muito grato a ele por concordar em pôr sua paixão de cinéfilo atento, curioso e sem preconceitos a serviço do nosso festival", disse.

O diretor Bong Joon-ho ganha o Oscar de melhor filme por 'Parasita' - Mario Anzuoni/REUTERS
Tradicionalmente realizado no mês de setembro, o Festival Internacional de Cinema de Veneza realiza a sua 78ª edição neste ano.

Em 2020, mesmo com a pandemia de coronavírus, o festival manteve sua cerimônia de premiação e foi o primeiro da indústria cinematográfica a acontecer presencialmente. O grande vencedor da noite foi o filme "Nomadland", coroado com o Leão de Ouro.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas