Siga a folha

Coleção Folha apresenta a trajetória de Malala, a mais jovem Nobel da paz

Novo livro da série de biografias para crianças conta a história da menina paquistanesa que luta pelo direito à educação

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

É com um tom de perseverança que a Coleção Folha Grandes Biografias para Crianças conta a história da jovem paquistanesa Malala Yousafzai, que, ao contrário dos biografados em publicações anteriores, ainda está viva e teve parte de sua vida amplamente acompanhada pelos meios de comunicação de todo o mundo.

Ela nasceu em 1997 no Paquistão, que, a exemplo de muitos outros países, nunca promoveu uma política de igualdade entre os sexos e, dessa maneira, permitiu ao longo dos anos que vários direitos e serviços fossem negados à população feminina.

Malala, entretanto, teve a sorte de vir ao mundo numa família que era exceção à regra. Seu pai era professor, dono de escolas, e sempre incentivou o acesso da personagem biografada à educação.

Ilustração do livro 'Malala Yousafzai - A Menina que Defendeu os Direitos das Crianças', 6º volume da Coleção Folha - Grandes Biografias para Crianças - Reprodução

Ainda que ela gozasse de certo privilégio, após a chegada do talibã ao Paquistão, todas as meninas foram proibidas de frequentar os colégios.

Nessa parte da história, o livro fala sobre a coragem dessa criança que ganhou os noticiários por desafiar essa parcela de fundamentalistas islâmicos para ir à escola e exercer seu direito à educação.

Esse grupo de fundamentalistas religiosos acreditava que, segundo ordens divinas, as mulheres deveriam permanecer analfabetas e subservientes às vontades masculinas. Os atos de Malala não passaram despercebidos, e a menina foi vítima de três tiros num atentado terrorista quando estava no ônibus justamente indo para o colégio.

A jovem não só sobreviveu ao atentado, como também iniciou um movimento de acesso à educação para mulheres em todo o mundo. Sua campanha fez com que se tornasse a pessoa mais jovem a ganhar o prêmio Nobel da paz quando tinha apenas 17 anos.

É possível dizer que esta edição da coleção fala sobre uma história de enfrentamento do machismo, do feminicídio e da opressão. Da mesma maneira, ainda narra a vida dessa jovem que não se manteve quieta e continuou a lutar por uma sociedade mais justa.

No final do livro, também há uma série de perguntas para ajudar os pequenos leitores a memorizarem o que aprenderam com a leitura da biografia de Malala Yousafzai.


COMO COMPRAR

Site da coleção

Telefone (11) 3224-3090 (Grande São Paulo) e 0800 775 8080 (outras localidades)

Nas principais bancas do Brasil

Frete grátis SP, RJ, MG e PR (na compra da coleção completa)

Parcelamento em até dez vezes sem juros na compra da coleção completa

Assinante Folha ganha quatro livros na compra da coleção completa

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas