Siga a folha

Descrição de chapéu Livros Clube da Leitura Folha

Clube de Leitura Folha de agosto discute mundo das artes segundo Houellebecq

'O Mapa e o Território', que tem protagonista típico dos romances do escritor francês, é o tema de conversa virtual

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Clube de Leitura Folha de agosto discute "O Mapa e o Território", do escritor francês Michel Houellebecq. O encontro acontece virtualmente no dia 31, a partir das 19h.

O livro foi lançado na França em 2010 e venceu o prêmio Goncourt, o mais importante do país. Publicada no Brasil em 2012 pela Record, a história é centrada num artista que é, como boa parte dos protagonistas de Houellebecq, um tanto deprimido, não é bonito nem rico, mas tem uma sensibilidade e certo charme que atrai muitas mulheres.

O protagonista, porém, se encontra com o próprio Houllebecq na obra, que não perde a oportunidade de fazer comentários ácidos sobre o mundo das artes.

O escritor francês Michel Houellebecq em Nova York, em foto de 2017 - Eduardo Munoz Alvarez/AFP

Muito lido e também respeitado pela crítica, o escritor sempre esteve envolvido em polêmicas, como ter mentido sobre a morte da mãe, que depois escreveu um livro para desmenti-lo, e ter sido processado por incitação ao ódio por ofensas a muçulmanos, além de ser acusado de machista inúmeras vezes.

O último livro de Houellebecq foi "Serotonina", de 2019, em que aborda o descontentamento da classe rural francesa e descreve um movimento de agricultores armados que paralisa uma importante estrada no norte da França ateando fogo em máquinas, imagem bastante semelhante àquelas que correram o mundo quando dos protestos dos coletes amarelos.

Realizado virtualmente por causa da pandemia, o Clube de Leitura Folha existe desde agosto de 2017 e reúne, sempre às últimas terças-feiras do mês, pessoas que compartilham suas experiências de leitura de obras de ficção.

O encontro acontece via Zoom e para participar basta acessar o link ou a reunião 889 2377 1003.

“Baratas”, romance da escritora ruandesa Scholastique Mukasonga publicado no Brasil pela editora Nós, será o centro do debate de 28 de setembro.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas