Siga a folha

MAM do Rio vive nova crise e terá advogado na direção após saída de Szwarcwald

Paulo Albert Weyland Vieira é colecionador e integra há quase duas décadas o conselho do museu carioca

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o MAM do Rio, vai anunciar nesta terça-feira o advogado Paulo Albert Weyland Vieira como novo diretor executivo da instituição.

Colecionador e integrante do conselho do MAM há cerca de 20 anos, Weyland Vieira é sócio do escritório Vieira Rezende Advogados. Entre 1995 e 2005, foi professor de direito bancário e comercial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a PUC-Rio.

O advogado Paulo Albert Weyland Vieira em retrato reproduzido no site oficial da firma do qual é sócio, Vieira Rezende Advogados - Reprodução

Fabio Szwarcwald, que ocupava o cargo desde janeiro de 2020, pediu demissão na manhã desta segunda, após divergências com o conselho de administração do museu. Weyland Vieira se reúne com os demais integrantes do colegiado para anunciar oficialmente a mudança na gestão do MAM.

Szwarcwald sai após um período de desgastes com o conselho da instituição, receosa com as despesas de um fundo criado em 2019 a partir da venda da tela "Nº 16", do pintor americano Jackson Pollock.

Em julho do ano passado, o museu anunciou o nome de Pedro Rodrigues para ocupar a direção financeira e administrativa. Szwarcwald alega ter encontrado desde então dificuldades para o encaminhamento de alguns projetos, como a escolha de um seguro para o museu.

Colecionador e egresso do mercado financeiro, Szwarcwald assumiu a direção-executiva do MAM depois de ser exonerado da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, a EAV, pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro em novembro de 2019.

Fabio Szwarcwald no coquetel de abertura da exposição 'Antonio Bandeira', no MAM-SP, em 2019 - Mathilde Missioneiro - 10.dez.2019/Folhapress

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas