Siga a folha

Descrição de chapéu Obituário Eunice Muñoz (1928 - 2022)

Morre Eunice Muñoz, uma das maiores atrizes de Portugal, aos 93 anos

A artista dedicou oito décadas a trabalhos no teatro, no cinema e na televisão, e esteve na novela 'Porto dos Milagres'

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Morreu nesta sexta-feira (15) a atriz portuguesa Eunice Muñoz, aos 93 anos, confirmou seu filho à agência de notícias Lusa. Ela estava internada no hospital de Santa Cruz, em Lisboa, e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

Nascida em Amareleja, no distrito de Beja, Muñoz dedicou oito décadas de sua vida à carreira, sendo uma referência no teatro, na televisão e também no cinema. Considerada uma das maiores atrizes de Portugal, esteve na novela brasileira "Porto dos Milagres", que a Globo exibiu em 2001. No folhetim, deu vida à cigana Emília Pita, que profetizava para o personagem de Antônio Fagundes que ele se tornaria rei.

A atriz Eunice Muñoz, às vésperas da estreia de "Madame", peça que apresentou em São Paulo em 2000 - Ed Viggiani/Folhapress

No Brasil, ela também atuou ao lado de Eva Wilma, na peça "Madame", que elas apresentaram em 2000 no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, após temporada em Portugal. Na trama, viviam Capitu e Maria Eduarda, personagens de Machado de Assis e Eça de Queirós, respectivamente.

Pertencente a uma família com longa tradição no teatro e no circo, Muñoz estreou nos palcos em 1941, aos 13 anos, na peça "Vendaval", escrita por Virgínia Vitorino. A partir daí, atuou em quase 200 montagens, além de em cerca de 80 filmes, séries e novelas.

Há um ano, a atriz foi condecorada pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e recebeu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, poucos anos depois de ter recebido também a Grã Cruz da Ordem de Mérito, por sua contribuição à cultura portuguesa.

Um de seus últimos trabalhos foi ao lado da neta, Lídia Muñoz, com quem contracenou ao longo de 2021, na peça "A Margem do Tempo". A temporada chegou a ser interrompida por 20 dias para que a atriz fosse hospitalizada. Ela voltou a ficar internada entre janeiro e março deste ano, tendo retornado ao hospital no começo desta semana.

Muñoz também integrava o elenco da série de comédia "Festa É Festa" e tem um filme inédito, "Amadeo", de Vicente Alves do Ó, atualmente em pós-produção.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas