Siga a folha

Descrição de chapéu Livros Clube da Leitura Folha

Clube de Leitura Folha lê 'Paixão Simples', de Annie Ernaux, em julho

Nobel de Literatura, que vai ser discutida no dia 31, narra com lucidez um romance que a tirou do prumo

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

"Paixão Simples" é um dos livros da francesa Annie Ernaux mais bem avaliados pela crítica. Nele, a Nobel de Literatura narra, com a perspectiva da distância temporal, uma experiência radical de enamoramento.

Publicada originalmente em 1992, a obra é a mais recente de Ernaux a ser editada no Brasil e será o tema de julho do Clube de Leitura Folha que acontece no dia 31, às 20h.

A escritora Annie Ernaux antes de receber o prêmio Nobel, no ano passado - Anders Wiklund/AFP

A autora, que vive um boom entre leitoras e leitores brasileiros, está no catálogo da editora Fósforo, que também publicou "Os Anos", "O Lugar", "O Jovem", "A Vergonha" e "O Acontecimento". Todos têm caráter autobiográfico, uma marca na produção de Ernaux.

No livro, A. é um homem casado e jovem com quem a autora manteve um relacionamento de alguns meses. Ela conta como foi mergulhar em uma paixão que, desafiando o título, parece pouco simples.

A experiência que a atordoou temporariamente deixou difusa a linha que a separava do outro e desorganizou referências e amparos. A busca por uma completude faz parte do relato e, como em outros de seus livros, a história central é embaralhada com reflexões sobre a escrita.

Annie Ernaux tem uma habilidade que a diferencia, a de narrar com lucidez mesmo os mais pessoais dos acontecimentos. É uma estrada tortuosa, que busca palavras precisas para o que nos tirou do prumo. E em "Paixão Simples" ela faz isso mais uma vez.

As reuniões do Clube de Leitura Folha são mensais, sempre na última segunda-feira do mês, às 20h. Os encontros são mediados pela jornalista e crítica literária Gabriela Mayer, uma das apresentadoras do podcast Café da Manhã.

Para participar do encontro sobre "Paixão Simples", é só acessar este link do Zoom ou ingressar na sala com o número de reunião 889 2377 1003.

O Clube de Leitura Folha, retomado em abril, já leu neste ano "Distância de Resgate", de Samantha Schweblin, "Felizes os Felizes", de Yasmina Reza, e "Herança", de Jacques Fux.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas