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Daniela Mercury exalta Ilê Aiyê e diz que Lula está vendo o Festival de Verão

Margareth Menezes, ministra da Cultura, subiu ao palco para cantar e chorou em meio a aplausos e gritos da plateia

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Salvador (BA)

Daniela Mercury fez na noite deste domingo (28) um dos shows mais aguardados da 25ª edição do Festival de Verão Salvador. O evento acontece na capital baiana neste fim de semana.

Daniela Mercury faz show no Festival de Verão Salvador - Reprodução

Mercury recebeu o bloco afro Ilê Aiyê, que completa 50 anos de existência em 2024, e a cantora e atual ministra da Cultura Margareth Menezes. Três entidades do Carnaval baiano, eles cantaram juntos e separados, em encontros que remeteram à história da música dessa festa de rua em Salvador.

Mercury começou com "Macunaíma", faixa de 2022 que é uma ode ao modernismo brasileiro, carregada de mensagens políticas. Eleitora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, ela diz "vamos eleger a democracia" —a música saiu no ano da última eleição.

Em certa altura, aliás, Mercury afirmou que Lula e a primeira-dama, Janja, estavam assistindo ao show. O Festival de Verão está sendo transmitido ao vivo na TV a cabo e no streaming, com compactos exibidos posteriormente na TV Globo.

Mercury puxou "O Canto da Cidade", canção que dá nome ao seu segundo álbum, de 1992, e que alavancou sua carreira nacionalmente. A resposta foi o canto em uníssono da plateia do festival, que pulou e abriu as rodas em "Maimbê Dandá".

A entrada do Ilê Aiyê, com os tambores e dançarinas, foi a um som que misturou um drum and bass, tipo de batida eletrônica, pagodão e samba. Mercury surgiu cantando com os integrantes do bloco após uma virada com "O Mais Belo dos Belos", na boca do público baiano.

A performance trouxe um espetáculo visual, com as Deusas do Ébano do Ilê tomando a passarela, enquanto, atrás, Mercury e seus bailarinos também fizeram passos próprios. Em seguida, ela puxou "Exalou", outra música do bloco, cantada ao lado da cantora Graça Onasilê, quem Mercury disse que a ensinou a cantar o samba do Ilê.

Um dos motes do Festival de Verão, desde que ele se repaginou a partir do ano passado, é promover encontros no palco. Nem sempre há química, boa vontade dos artistas ou repertórios que se compatibilizem nos shows em conjunto.

Não foi o caso do show de Mercury. Desde o fim dos anos 1980, ela mantém um diálogo artístico com o Ilê Aiyê, o mais antigo bloco afro do Brasil. No palco do Festival de Verão, o entrosamento foi total, e a cantora puxou canções do bloco do jeito que elas são entoadas por ele —sem instrumentos de melodia, só com voz e percussão.

Algumas dessas músicas do bloco, aliás, assim como a batida do samba afro com influências de ijexá do Ilê Aiyê, já foram gravadas por Mercury em seus discos mais famosos. Foi um show que destacou a conexão de Mercury com a música negra da Bahia —seja através do samba afro peculiar do Ilê, seja com o samba-reggae do Olodum, que ganhou projeção na voz de Margareth Menezes.

A ministra da Cultura subiu ao palco para cantar, sem Mercury, uma sequência com "Negrume da Noite" e "Fonte de Desejo", essas do Ilê, e "Raça Negra", dela. Emendou depois o hino carnavalesco "Faraó, Divindade do Egito", acompanhada por um coro de dezenas de milhares de vozes.

Depois da performance, a plateia gritou "ministra" efusivamente enquanto aplaudia Menezes. Ela chorou no palco, abraçada por Mercury.

O momento de maior confluência de estéticas do show veio numa mistura de "Jorge da Capadócia", de Jorge Ben Jor, com "Hey Joe", de Jimi Hendrix, "Que Bloco é Esse?" e "Caminho", ambas do Ilê, e "Ginga", de Ramiro Musotto. Este último, morto em 2009, foi um percussionista argentino que viveu em Salvador, estudou e registrou os desenhos das batidas da música baiana e ajudou Mercury a sintetizá-los em estúdio.

Os percussionistas, vocalistas e dançarinos do Ilê foram até a ponta fo palco, perto do público, e receberam homenagens de Mercury pelos 50 anos. Voltaram ovacionados ao palco, subindo a passarela como um desfile de Carnaval —como os que o bloco fará nos próximos dias.

Ainda houve tempo para Mercury e Menezes cantarem "Dandaluna" e "Oyá Por Nós". A voz de "O Canto da Cidade" ainda botou o público para pular e abrir rodas com uma sequência final, com "Rapunzel", "Aglomera" e "Trio Metal", fechando um dos shows mais instigantes desta edição do Festival de Verão Salvador.

O repórter viajou a convite do Festival de Verão Salvador

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