Palavra Aberta e Google lançam projeto de educação midiática
EducaMídia busca estimular crianças e jovens a consumir e produzir informação de modo responsável
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O Instituto Palavra Aberta e o Google lançaram nesta quinta-feira (6) o Programa de Educação Midiática (EducaMídia), que visa dar apoio para crianças e jovens consumirem e produzirem informação de maneira responsável, além de difundir no país o conceito de "media literacy", alfabetização ou educação de mídia.
Através do Google.org, seu braço filantrópico, a empresa de tecnologia anunciou um investimento de R$ 4 milhões no projeto brasileiro, ao longo dos próximos dois anos. O anúncio foi feito pelo vice-presidente para assuntos globais do Google, Kent Walker, durante o evento Google For Brasil, que acontece ao longo do dia em São Paulo.
“Vamos treinar mais de 5 mil professores e atingir 175 mil estudantes em 10 estados”, afirmou Walker.
Segundo Patricia Blanco, presidente-executiva do Palavra Aberta, o primeiro objetivo do EducaMídia é fazer com que o tema seja conhecido e que "haja uma relação entre educação midiática e o Campo Jornalístico Midiático", incluído na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério de Educação, a partir de janeiro deste ano.
"Esse campo traz coisas como interpretar o texto jornalístico e diferenciar os gêneros textuais, que são justamente a base da educação midiática que a gente tem trabalhado há três, quatro anos", diz Blanco, que apresentou junto com o Google uma plataforma com um currículo básico a ser usado por professores e alunos do sexto ao nono ano, como previsto na BNCC.
Juliana Nolasco, gerente de políticas públicas e relações governamentais do Google Brasil, diz que o EducaMídia "foi pensado exclusivamente para o país, inteiramente construído junto com o Palavra Aberta". É parte de um esforço global de "media literacy" da empresa envolvendo outros parceiros, como a Universidade Stanford.
"Esse é um dos focos do Google, no sentido de combater a desinformação no mundo inteiro", diz ela.
"Outros pilares são o fortalecimento do jornalismo de qualidade e a melhoria de nossos produtos, para trazer mais contexto aos usuários. A gente acredita que o problema da desinformação é fragmentado, então as soluções também são diversas. Não existe bala de prata."
Paralelamente, a empresa lançou em 2018 um programa de investimento em jornalismo através do Google News Initiative, que direcionou desde então US$ 120 milhões (aproximadamente R$ 465 mi) para diversas iniciativas, em 70 países. No Brasil, foram R$ 36 milhões desde março do ano passado.
A plataforma do Programa de Educação Midiática está no endereço educamidia.org.br.
Outros anúncios
Além do investimento na Palavra Aberta, o Google anunciou a doação R$ 4,5 milhões para a ONG Junior Achievement Brasil. O dinheiro bancará a oferta de 2 mil bolsas para o curso on-line "Certificado Profissional de Suporte em TI", também anunciado hoje e voltado a formar profissionais para o setor de tecnologia.
Outro anúncio do dia foi a abertura das inscrições para o "Desafio Change the Game". Ele premiará as duas melhores ideias de mulheres, entre 15 e 21 anos, para a criação de um novo jogo. As vencedoras terão os games produzidos e lançados na loja do Google. Outras 500 ganharão cursos de programação.
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters