Siga a folha

O que será tendência na decoração com plantas em 2022

Conheça as espécies que estarão em alta nas festas e dentro de casa

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Karine Tavares
Rio de Janeiro

Empreendedores que trabalham ou buscam oportunidades no setor de plantas precisam estar atentos às tendências de decoração de casas e eventos para se manterem atualizados. Especialistas em paisagismo e empresários do ramo indicam o que deve ser mais procurado no próximo ano.

Arranjos

O envio de vasos e buquês, muitas vezes restrito a datas especiais como Dia das Mães e aniversários, ficou mais comum com o distanciamento social. "Foi uma forma de enviar amor, já que as pessoas não podiam estar próximas. Acho que essa é uma tendência que vai ficar", afirma Fabiana Pomposelli, do Atelier Clementtina, que atende virtualmente, no Rio (instagram.com/atelierclementtina).

Feito por Fabiana Pomposelli, arranjo floral com a Protea King no centro junto com lisianthus, peônias, rosas, orquídeas e hortênsias - Divulgação

Para ela, uma das flores que vai aparecer com cada vez mais frequência nos arranjos é a protea, espécie exótica vinda da África, que tem a vantagem de continuar bonita depois de seca. "Se você fizer uma guirlanda com protea neste ano, você ainda poderá usá-la no próximo Natal", diz.

Eventos

Plantas desidratadas devem ganhar destaque em festas e eventos de 2022. Mas elas não estarão sozinhas. Nos arranjos de mesa, por exemplo, podem ser usadas ervas aromáticas como alecrim.
Para os casamentos, a designer floral Marina Reis, do Ateliê Colorato --que funciona online, no Rio-- tem duas apostas: a decoração com plantas em tons mais secos, como fendi (espécie de nude esverdeado), e também a combinação de grandes folhagens com flores brancas.

"O verde que entrou nas nossas vidas vem sendo levado para os casamentos. E as noivas mais clássicas, que não abrem mão do branco, acabam incluindo também a cor, especialmente em arranjos de flores", diz Marina.

Em casa

As folhagens verdes continuam dominando a preferência de quem quer decorar os ambientes com plantas. E, quanto mais resistente for a espécie e menos manutenção ela exigir, mais a planta deverá ser procurada. Atualmente, a preferência tem sido por plantas nativas, mas algumas exóticas vêm se tornando populares --caso da Ficus lyrata e da Ficus elastica.

"Plantadas em jardins, elas ocupam muito espaço, mas envasadas ficam ótimas e podem ser usadas em uma composição com plantas de médio e pequeno porte", ensina a paisagista e designer de interiores Fabiana Ferré.

Para o paisagista Jonathas Matarelli, a aposta são as espécies tropicais. "São resistentes e permitem criar jardins que duram muito tempo no nosso clima." Alguns exemplos são a costela-de-adão, os guaimbés e os filodendros --uma família enorme e variada, que inclui plantas nativas e exóticas, mas sempre resistentes e de fácil manutenção.

"[Essas espécies] se adaptam fácil e podem ser amarradas em árvores, usadas em canteiros ou em vasos. E também ficam ótimas como pendentes", afirma o paisagista.

Suportes

Os suportes de parede continuam sendo uma grande tendência para 2022. E aqui entram todos os tipos: desde os mais simples, usados para pendurar samambaias, até os modelos mais modernos em metal ou macramê.

Pedestais que ajudam a criar diferentes alturas para os vasos também estão na moda. "Dá para misturar suportes e cachepôs de estilos diferentes", afirma a arquiteta Julia Rettmann, que desde 2015 mantém a loja Selvvva, na Lapa, zona oeste de São Paulo.

Outra tendência que já se vê nas redes sociais e deve se espalhar no próximo ano é o uso de vidros e potes transparentes para expor mudinhas e suas raízes, que crescem emaranhadas na água.
"É algo simples de fazer, que não precisa de muita manutenção e fica lindo", diz Jonathas Matarelli. Segundo ele, as peças podem ser usadas para criar um jardim vertical.

Plantas da moda

Costela-de-adão: De fácil manutenção, deve ser cultivada em um vaso com substrato rico em matéria orgânica e em locais com boa luminosidade.

Orquídea colmanara: Lembra a chuva-de-ouro. Suas flores só surgem durante o verão e, assim como outras orquídeas, precisa de luz solar para florescer.

Zamioculca: Por não gostar de sol direto, cresce bem em apartamentos e exige de duas a três regas por semana.

Asplênio: Chamada de nova samambaia, é uma planta delicada que precisa de luz indireta. Seu solo deve ser rico em matéria orgânica e a irrigação deve acontecer de duas a três vezes por semana.

Calatheas: Com folhagens coloridas, precisa ser deixada em ambientes de sombra e meia-sombra. Cuidado com a rega, para evitar solo encharcado.

Protea king: Super-resistentes, são vendidas em hastes para arranjos e duram até duas semanas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas