Siga a folha

Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Fora da agenda oficial, Bolsonaro visita CIA com ministros e filho

Compromisso não foi informado pela assessoria do presidente, que afirmou que ele estaria em agenda privada

O presidente Jair Bolsonaro, durante jantar em Washington na noite de domingo (17) - Alan Santos/PR

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Washington

O presidente Jair Bolsonaro foi à sede da CIA, agência de inteligência americana, na manhã desta segunda-feira (18) acompanhado por ministros e um de seus filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). 

O compromisso, porém, não constava do roteiro oficial da visita do presidente a Washington e não foi informado pela assessoria do Planalto, que afirmou que ele estaria em agenda privada na manhã desta segunda.

O anúncio da visita foi feito sem aviso prévio, por Eduardo Bolsonaro via Twitter, pouco antes das 8h (9h em Brasília). Só então os auxiliares do presidente passaram a confirmar o compromisso a jornalistas.

"Indo agora com o PR @jairbolsonaro e ministros para a CIA, uma das agências de inteligência mais respeitadas do mundo. Será uma excelente oportunidade de conversar sobre temas internacionais da região com técnicos e peritos do mais alto gabarito", escreveu Eduardo em sua conta na rede social.

Quatro horas depois da reunião, a assessoria da Presidência da República divulgou nota para dizer que a visita à CIA estava relacionada “à importância que o presidente confere ao combate ao crime organizado e ao narcotráfico, bem como à necessidade de fortalecer ações da área de inteligência que abrangem o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Gabinete de Segurança Institucional, entre outros órgãos”.  ​

Até a noite de domingo (17), primeiro dia de Bolsonaro na capital americana, os assessores do presidente afirmaram que não era possível confirmar a agenda do presidente para a manhã desta segunda.

No roteiro da visita de Bolsonaro nos EUA os compromissos para o dia só começavam a partir das 15h30, com reunião com o ex-secretário do Tesouro americano Henry Paulson. 

Depois, o presidente concede entrevista à Fox News e participa de um evento e jantar com empresários e investidores na Câmara de Comércio Brasil-EUA.

Na terça, o encontro é com o presidente Donald Trump, na Casa Branca, seguido de reunião com líderes evangélicos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas