Siga a folha

Indonésia planeja mudar capital para área de floresta tropical

Governo pretende sair de Jacarta, metrópole ameaçada pelo aumento do nível do mar

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Jacarta | AFP

O presidente indonésio, Joko Widodo, anunciou nesta segunda-feira (26) que uma área no leste da ilha de Bornéu foi escolhida para abrigar a nova capital do país, uma vez que a atual, Jacarta, está ameaçada pelo aumento do nível do mar e por problemas no solo causados pelo peso dos edifícios.

O local foi escolhido por apresentar um baixo risco de desastres naturais, como enchentes, terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas, disse o presidente. Uma grande parte do território indonésio está localizada no cinturão de fogo do Pacífico.

Área apontada para abrigar a nova capital da Indonésia, na ilha de Bornéu - Fachmin Rachman - 31.jul.19/AFP

O novo local fica na província de Kalimantan, na parte indonésia da ilha de Bornéu (que é dividida ainda com Malásia e Brunei), e entre as cidades de Balikpapan e Samarinda.   

A região foi escolhida devido à localização estratégica, no centro da Indonésia, acrescentou o presidente. O país é formado por cerca de 17 mil ilhas. 

O novo local, porém, está em uma região de floresta tropical com grande biodiversidade, o que desperta temores entre ambientalistas de que possa haver devastação. 

"Não vamos afetar nenhuma floresta protegida. Em vez disso, vamos reabilitá-las", disse o ministro do Planejamento, Bambang Brodjonegoro, ao jornal South China Morning Post. 

A mudança ainda depende de aprovação do Parlamento. A expectativa é que a partir de 2024 cerca de 1,5 milhão de funcionários se mudem para a nova cidade, que ainda não foi tem um nome oficial.​

Bairro financeiro de Jacarta - Willy Kurniawan - 2.mai.19/Reuters

Jacarta, que fica na ilha de Java (ao sul), seguirá sendo um centro econômico.

A cidade tem 10 milhões de habitantes em sua área principal e 30 milhões nos arredores. A ilha de Java, onde está Jacarta, concentra 60% da população do país. 

Cerca de 40% de Jacarta está abaixo do nível do mar. No ritmo atual, um terço da capital pode desmoronar e acabar submersa até 2050, segundo especialistas em meio ambiente ouvidos pela agência de notícias AFP. 

A cada ano, entre 10 e 20 cm de seu território é engolido pelo mar, uma das taxas mais rápidas do mundo, e o governo promete fazer obras para conter as águas. 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas