Siga a folha

Presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, recebe diagnóstico de câncer

Com mandato previsto até março de 2020, Vázquez não mencionou continuidade no governo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Montevidéu | AFP

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, 79, teve diagnosticado um tumor maligno nos pulmões. A informação foi confirmada por seu médico nesta sexta-feira (23).

Na última terça-feira (20), Vázquez havia anunciado que um nódulo pulmonar possivelmente maligno havia sido localizado. A notícia chega em meio à campanha presidencial.

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez - Alfredo Estrella/AFP

​Vázquez, no entanto, não fez qualquer menção à sua continuidade no governo. "A partir de agora, neste tema eu passo a ser paciente", limitou-se a dizer. O mandato do presidente vai até março de 2020.

De acordo com seu médico, Mauricio Cuello, o presidente uruguaio se encontra em excelente estado. O tratamento do câncer dependerá de resultados de exames que serão disponibilizados nos próximos dias.

Vázquez governa o Uruguai pela segunda vez, após ser eleito em 2015

Oncologista de formação, Vázquez é reconhecido por sua campanha antitabagista. Em 2006, ao proibir o fumo em espaços públicos fechados, o presidente fez do Uruguai o primeiro país da América Latina livre do tabaco.

Aumento de impostos sobre o cigarro e a veiculação de alertas em maços foram outras de suas políticas para o combate ao tabagismo.

Em 2016, venceu uma disputa contra a multinacional Philip Morris aberta no Centro Internacional para a Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (Ciadi).

Na época, a empresa alegou que a exigência de que 80% do produto fosse coberto com alertas dos danos do cigarro à saúde, imposta por Vázquez, descumpria um tratado bilateral de investimento com a Suíça.

O diagnóstico de Tabaré Vázquez acontece um mês após sua mulher, María Auxiliadora Delgado, morrer aos 82 anos em função de um infarto do miocárdio.

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do informado em versão anterior deste texto, Tabaré Vázquez exerce seu segundo mandato como presidente do Uruguai, não o terceiro. Sua primeira eleição ocorreu em 2005, enquanto a segunda se deu em 2015. O texto também informava que este era seu segundo mandato consecutivo, mas no Uruguai não há reeleição para o termo de 5 anos. As informações foram corrigidas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas