Siga a folha

Descrição de chapéu Governo Trump

Trump chama de 'golpe' processo de impeachment nos EUA

Presidente publicou mensagens em rede social nas quais condena inquérito de afastamento

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Na noite desta terça-feira (1º), em uma rede social, o presidente dos EUA, Donald Trump, chamou de "golpe" o processo de impeachment que pode tirá-lo do poder.

"A cada dia que fico sabendo mais, chego à conclusão de que o que está ocorrendo não é um impeachment, é um GOLPE com a intenção de tirar do povo o poder, seus votos, suas liberdades, a Segunda Emenda, a religião, as Forças Armadas, o muro na fronteira e os direitos dados por Deus como cidadão dos Estados Unidos da América!", escreveu o republicano.

Trump enfrenta um inquérito de impeachment desde o dia 24 de setembro, quando a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, anunciou a abertura do processo. 

De lá para cá, o presidente tenta minimizar a apuração, chamando-a de "caça às bruxas" e uma estratégia dos democratas para tirá-lo do cargo a um ano das eleições presidenciais de 2020.

O episódio que motivou o inquérito foi uma denúncia anônima que relatou a pressão feita por Trump ao presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, para investigar o democrata Joe Biden —possível rival nas eleições de 2020—, o que configuraria um pedido de interferência externa no pleito do ano que vem.

Além disso, o registro do telefonema foi tratado de maneira incomum: em vez de ser armazenado no sistema principal de computadores do Conselho de Segurança Nacional, foi guardado em uma parte restrita do órgão e mantida por funcionários da inteligência da Casa Branca.

O presidente dos EUA Donald Trump durante entrevista coletiva na Casa Branca, em Washington - Nicholas Kamm - 20.set.19/AFP

Assim, o sistema secreto foi usado para “proteger informações politicamente sensíveis —em vez de sensíveis à segurança nacional”, segundo o delator.

Essa não teria sido a primeira vez que a Casa Branca utiliza esse expediente e armazena transcrições de telefonemas entre líderes de tal forma, o que daria combustível para acusações de obstrução de Justiça.

Segundo o cientista político Steven Levitsky, autor do livro “Como as Democracias Morrem”, a abertura do processo para avaliar o afastamento de Trump é um uso legítimo da lei do impeachment —e não a tentativa de um golpe. 

Levitsky afirma que a legislação americana foi criada para atender a esse tipo de situação da qual o presidente é acusado. 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas