Siga a folha

Após indefinições e crise com o Irã, Iraque anuncia novo primeiro-ministro

O ex-ministro de Comunicações, Mohamed Alawi, foi apontado para o cargo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Bagdá | Reuters

O presidente do Iraque, Barham Saleh, nomeou neste sábado (1°) o ex-ministro de Comunicações Mohamed Alawi como novo primeiro-ministro, de acordo com a rede estatal de TV do país.

 

​Allawi, que vai governar o Iraque até que novas eleições aconteçam, deve formar um novo governo em um mês.

Ele afirmou que renunciará se partidos políticos tentarem impor nomeações para cargos de seu gabinete e incentivou manifestantes a continuarem protestos até que suas demandas sejam atendidas.

"Sou um funcionário a serviço da sua confiança, então não desistam enquanto não conseguirem o que vocês querem, seja de mim ou de outra pessoa", disse, em uma mensagem postada em uma rede social e transmitida pela rede de TV estatal.

O novo primeiro-ministro do Iraque, Mohammed Tawfiq Allawi, discura em pronunciamento transmitido na TV - Assessoria do primeiro-ministro do Iraque/Reuters

Adel Abdul Mahdi, que ocupou o cargo anteriormente, renunciou em novembro durante protestos antigoverno em que centenas de milhares de iraquianos foram às ruas para pressionar a elite política do país. 

Cerca de 500 manifestantes foram mortos desde outubro em confrontos violentos com forças de segurança

Logo depois do anúncio de Alawi, manifestantes reunidos na capital Bagdá e em cidades ao sul do país demonstraram insatisfação com a escolha do ex-ministro.

"Recusamos Allawi", manifestantes entoavam em um vídeo filmado na praça Tahrir, em Bagdá.

A crise no país se aprofundou no início de janeiro, quando o general iraniano Qassim Suleimani, principal comandante militar do Irã, foi morto por um ataque americano em Bagdá, em uma ação que fez escalar drasticamente a tensão na região.

Antes disso, um funcionário terceirizado do Exército americano havia sido morto após um ataque contra uma base americana próxima a Kirkuk.  

Washington culpou a milícia Kataib Hizbullah (também apoiada pelo Irã) e realizou um ataque aéreo em áreas controladas por essa facção no Iraque e na vizinha Síria. 

A ação gerou revolta e levou manifestantes e milicianos iraquianos a atacarem a embaixada dos EUA em Bagdá

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas