Siga a folha

Seis dias após processar NYT, Trump entra com ação contra Washington Post

Processos têm como base artigos de opinião sobre ligações do presidente com Rússia

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Nova York | Reuters

A campanha de reeleição do presidente dos EUA, Donald Trump, abriu um processo de difamação contra o Washington Post nesta terça-feira (3) por dois artigos de opinião que sugeriam haver laços impróprios entre a campanha republicana e a Rússia, a Coreia do Norte ou ambas.

A organização ajuizou a ação seis dias depois de tomar medida similar contra o New York Times. O caso também envolveu um texto que, segundo Trump, sugeria ter havido uma toma lá dá cá entre autoridades russas e a campanha do presidente em 2016.

Donald Trump responde a perguntas de repórteres antes de deixar a Casa Branca nesta terça (3) - Liu Jie/Xinhua

Os dois processos intensificam a longa batalha do presidente republicano contra veículos de imprensa que ele acredita ser tendenciosos —uma lista que também inclui CNN e SNBC e que ele frequentemente chama de "notícias falsas".

A campanha pleiteou indenizações de milhões de dólares nas duas ações.

O Washington Post, cujo dono é o bilionário fundador da Amazon, Jeff Bezos, não respondeu imediatamente a pedidos de comentário.

O processo desta terça cita declarações consideradas falsas e difamatórias em dois artigos de opinião. O primeiro foi publicado em 13 de junho e assinado por Greg Sargent; o segundo, em 20 de junho, por Paul Waldman. Ambos escrevem para o blog Plum Line, do Washington Post.

A campanha questiona a afirmação de Sargent de que o ex-conselheiro especial Robert Mueller, em sua investigação sobre a interferência russa nas eleições de 2016 nos EUA, concluiu que a campanha de Trump tentou conspirar para que fosse realizado um ataque abrangente e sistêmico da Rússia contra as eleições.

Na ação, os representantes do presidente afirmam que o relatório de Mueller, divulgado em 18 de abril, realmente concluiu que "não havia conspiração" entre a campanha e o governo russo e que nenhuma pessoa dos EUA coordenou intencionalmente os esforços russos para interferir nas eleições.

A campanha também se opôs à declaração de Waldman de que "sabe-se lá que tipo de ajuda a Rússia e a Coreia do Norte darão à campanha de Trump agora que ele as convidou a oferecer sua assistência". 

Os advogados argumentam que ninguém associado à campanha ou à Casa Branca jamais convidou esses países para ajudar na campanha, e ninguém relatou nenhum contato entre a equipe e a Coreia do Norte sobre qualquer pleito americano. 

A campanha afirma ainda que o Washington Post estava ciente, à época da publicação, que as declarações não eram verdadeiras. Para o time do presidente, os textos fazem parte de um "padrão sistemático de parcialidade" e tinham como objetivo comprometer a reeleição de Trump.

As críticas de Trump ao que ele considera ser um viés progressista na mídia americana são bem recebidas por sua base política conservadora e muitas vezes geram aplausos em seus comícios, nos quais apoiadores frequentemente zombam dos jornalistas.

A ação contra o New York Times se baseia em um artigo de opinião publicado em 27 de março de 2019, escrito por Max Frankel, que atuou como editor-executivo do Times de 1986 a 1994.

Em um minuta da petição apresentada ao tribunal, advogados de Trump acusam o jornal de "preconceito extremo e animosidade em relação à campanha" e citam o que chamam de "exuberância do Times de influenciar indevidamente as eleições presidenciais em novembro de 2020".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas