Siga a folha

Pelo terceiro dia seguido, policiais protestam por aumento salarial na Argentina

Manifestantes armados se reuniram diante da residência oficial do presidente

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Buenos Aires

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, fez um pronunciamento em rede nacional na noite desta quarta-feira (9) para tentar acalmar os protestos realizados por policiais da província de Buenos Aires. Os atos já ocorrem há três dias e levaram agentes armados para a frente da residência presidencial.

Os oficiais, que pedem melhores salários, marcaram uma vigília para a noite desta quarta diante da casa do governador da província, Alex Kicillof. A segurança foi reforçada no local.

"Todos que estamos aqui queremos resolver os problemas, mas peço que respeitemos as instituições. Essa não é a maneira de fazer isso, e espero que reflitam e mudem de mecânica", disse Fernández, acompanhado de ministros e governadores.

Policiais de Buenos Aires protestam por melhores salários e condições de trabalho - Agustin Marcarian/Reuters

Durante todo o dia, os policiais fizeram protestos em diferentes pontos da área metropolitana de Buenos Aires, especialmente em La Matanza —um dos distritos mais populosos e de maior criminalidade no chamado "conurbano". Na pauta dos agentes também estão reclamações devido a mortes de companheiros por criminosos nas últimas semanas.

O protesto é apoiado por parte da sociedade, que se opôs à liberação de cerca de 4.500 presos por conta do risco de contaminação pelo novo coronavírus nas cadeias superlotadas.

Os policiais dizem que a reclamação é salarial e que o protesto não é político. Sem reajustes desde novembro, eles recebem cerca de 37 mil pesos por mês (R$ 2.600). Com a quarentena e o aumento do desemprego —280 mil postos de trabalho foram fechados desde o início da pandemia—, há uma onda de violência no país, e os agentes dizem que não recebem o suficiente para combater o crime.

Houve dois momentos de tensão durante o dia: quando um grupo pediu a renúncia do ministro da Segurança da província, Sergio Berni, e quando outro, armado, dirigiu-se à Quinta de Olivos, residência presidencial. "Este não é um modo de reclamar. Não é tudo o que está permitido", disse Fernández.

O mandatário anunciou que haverá um repasse de fundos antes destinados à capital federal para a província, numa tentativa de sanar o problema dos salários. Isso aumenta a fricção política que há entre o peronismo, grupo do presidente, com o comando da cidade de Buenos Aires, que é da oposição.

Ainda assim, depois do pronunciamento, continuava a aglomeração do lado de fora de Olivos, com buzinaços e a presença tanto de manifestantes comuns quanto de policiais uniformizados.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas