Siga a folha

Oposição na Belarus ganha prêmio de direitos humanos do Parlamento Europeu

Honraria reconhece movimento pró-democracia contra ditadura de Lukachenko

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Bruxelas | Reuters e AFP

O Parlamento Europeu anunciou nesta quinta-feira (22) a frente de oposição bielorussa como vencedora da edição deste ano do Prêmio Sakharov de direitos humanos, em reconhecimento aos esforços empenhados pelo grupo na luta por democracia contra o regime do ditador Aleksandr Lukachenko.

A frente é representada pelo Conselho de Coordenação, formado no fim de agosto com o intuito de viabilizar a transferência de poder na Belarus. Desde o pleito de 9 de agosto, considerado fraudado, uma onda de protestos tem tomado o país com o objetivo de tirar Lukachenko do poder.

Ao conceder o prêmio, o Parlamento citou nominalmente dez ativistas que integram a organização, entre eles a principal candidata da oposição, Svetlana Tikhanovskaia, atualmente exilada na Lituânia, e a escritora ganhadora do Nobel de Literatura Svetlana Aleksiévich, que deixou o país no fim de setembro.

A principal candidata da frente de oposição na Belarus, Svetlana Tikhanovskaia, durante entrevista coletiva em Copenhagen, na Dinamarca - Liselotte Sabroe/Ritzau Scanpix/Reuters

"Deixe-me felicitar os representantes da oposição bielorussa pela sua coragem, resiliência e determinação. Eles permaneceram e continuam fortes face a um adversário muito mais forte", disse o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, depois de anunciar o prêmio.

"Mas eles têm do seu lado algo que a força bruta nunca pode derrotar —e esta é a verdade. Portanto, a minha mensagem para os senhores, queridos laureados, é que permaneçam fortes e que não desistam da sua luta. Saibam que estamos ao seu lado."

A premiação desta quinta ocorre a três dias de um ultimato lançado nas redes sociais por Tikhanovskaia em que ela promete uma greve geral no país caso o ditador não renuncie, não cesse a violência contra manifestantes e não liberte todos os presos políticos.

Ela afirma que, caso as reivindicações não sejam cumpridas, “todas as estradas serão bloqueadas, e as vendas nas lojas do Estado entrarão em colapso”.

O texto se dirige também às forças de segurança e aos que defendem o ditador: “Declare publicamente que não apoia mais o regime. Contacte-nos por meio de fundos, cartas ou conhecidos. Se não fizer isso, significa que nossos avós apanham com suas mãos.”

Analistas são céticos, porém, de que o ultimato tenha algum efeito.

Os protestos na Belarus têm sido reprimidos violentamente pelo regime do líder autocrata. Mais de 12 mil detenções já foram feitas e ao menos 413 jornalistas foram detidos, segundo a associação da categoria no país.

A União Europeia não reconhece o pleito de 9 de outubro e anunciou sanções contra 40 autoridades bielorussas apontadas como responsáveis por fraude eleitoral. O Reino Unido e o Canadá também impuseram punições à Belarus, incluindo na lista o nome do ditador. Apesar das pressões, Lukachenko afirmou em pronunciamentos que não reconhece os opositores e que não deixará o cargo.

O Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento é oferecido pelo Parlamento Europeu desde 1988 a indivíduos ou organizações defensoras de direitos humanos e de liberdades fundamentais.

É considerado a maior honraria da União Europeia sobre os temas. Em 2019, homenageou IIham Tohti, economista de origem uigur, pela defesa dos direitos da minoria muçulmana na China.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas