Siga a folha

Descrição de chapéu The New York Times China

Após reclamar de assédio do chefe, mulher bate nele com um esfregão na China; veja vídeo

Funcionária virou sensação na internet pela forma como respondeu às mensagens de assédio enviadas pelo superior

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Tiffany May
Hong Kong | The New York Times

Foi uma surra e tanto. Uma funcionária pública no nordeste da China que se queixou de receber mensagens de assédio de seu chefe foi gravada batendo nele com um esfregão. A ação provocou uma discussão sobre a persistência do assédio no trabalho e transformou a mulher em sensação da internet.

No vídeo de 14 minutos, a funcionária —mais tarde identificada pelo sobrenome, Zhou— é vista atirando livros no rosto do chefe (identificado como Wang) e jogando água nele, além de atingi-lo com o esfregão.

Ele é visto escondendo o rosto atrás das mãos, tentando se desculpar e dizendo que estava brincando quando lhe enviou as mensagens de texto. Não está claro exatamente quando ocorreu o incidente, mas canais de notícias locais disseram que a mulher prestou queixa na polícia na semana passada, acusando Wang de assédio, e o vídeo começou a circular na internet nesta semana.

As imagens foram vistas milhões de vezes, com muitos usuários das redes sociais desfrutando o que, segundo eles, é uma demonstração incomum de resistência contra uma figura autoritária, em um país com proteções limitadas no local de trabalho contra assédio sexual.

Muitos usuários demonstraram apoio à mulher, que recebeu elogios por modificar o equilíbrio de poder e foi chamada de defensora da justiça e de guerreira das artes marciais.

Lu Pin, uma importante ativista feminista chinesa, disse que muitas pessoas viram o vídeo como um canal para a raiva acumulada pela ausência geral de responsabilização dos assediadores e de recursos disponíveis para os tribunais ou a polícia. Muitas vítimas de assédio se sentem impotentes para denunciar e temem ser desacreditadas ou sofrer retaliação se o fizerem.

"Na maior parte das vezes, as mulheres são obrigadas a ficar em silêncio porque é difícil que um assédio sexual seja investigado", disse Lu em entrevista na terça-feira (13). "Esta mulher assumiu a própria defesa. O fato de seu comportamento estar chamando tanta atenção é um reflexo de que não há meios melhores."

A mídia estatal identificou o homem como o vice-diretor de uma agência de alívio à pobreza no distrito de Beilin em Suihua, cidade na província de Heilongjiang, que fica 1.100 quilômetros a nordeste de Pequim.

Mulher bate com esfregão em seu chefe na China após acusá-lo de assédio - Reprodução/Weibo

Depois que uma investigação interna descobriu que ele tinha "problemas de disciplina na vida", foi demitido do cargo conforme as medidas disciplinares do Partido Comunista, segundo a agência de notícias estatal Xinhua. A funcionária não foi punida, e autoridades disseram que ela tem uma "doença mental" não especificada. Não foram dados mais detalhes.

Nem o homem nem a mulher puderam ser contatados para comentar.

A China adotou uma lei em 2005 que proíbe o assédio sexual e dá às vítimas o direito de prestar queixa dos chefes. Vários regulamentos se seguiram nos últimos anos, colocando sobre os patrões o ônus de "evitar e reprimir" o assédio sexual. Poucos locais de trabalho, porém, adotaram políticas robustas contra isso, segundo Darius Longarino, professor no Centro Paul Tsai sobre a China na Escola de Direito de Yale.

"Muito poucos processos foram movidos contra assediadores, e menos ainda obtiveram sucesso", disse ele. "Se o caso se resume ao depoimento das testemunhas, o tribunal muitas vezes decide que não há evidências suficientes para provar que houve o assédio."

As vítimas podem até se tornar alvo de processos. Em 2019, após uma mulher na cidade de Chengdu prestar queixa na polícia dizendo que foi assediada por um colega, este a processou. Embora o caso tenha sido arquivado, a mulher teve que fazer um pedido de desculpas em um grupo de mensagens no trabalho, no qual ela tinha falado sobre o assédio, de modo a desfazer os "efeitos negativos" para seu colega.

Na gravação em vídeo do episódio do esfregão, Zhou diz que Wang lhe enviou mensagens de texto indesejadas em três ocasiões e que outras mulheres no escritório tinham recebido atenção semelhante. Ela pode ser vista e ouvida fazendo um telefonema e acusando seu chefe de agressão.

Enquanto está ao telefone, ela diz que já tinha relatado seus atos à polícia. Segundo a mídia local, a polícia disse que registrou o relato contra o chefe na semana passada e estava investigando as denúncias. Autoridades do governo em Suihua e Beilin, assim como a polícia de Beilin, não responderam a pedidos de comentários. Ativistas pediram mais proteções do sistema nesses casos.

"Como outras vítimas que não atraíram a atenção do público podem ser ajudadas?", disse Lu. "Essas perguntas só foram levantadas, e não há respostas." O caso de Zhou é ajudado pelo fato de que ela tem uma gravação das confissões do chefe, disse Longarino. Em muitas situações, diz ele, "não há vídeo viral".

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas