Siga a folha

Biden mantém política de Trump e enviará 1º voo de deportados ao Brasil

Prática marcou gestão anterior, que chegou a algemar passageiros durante a viagem

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Washington

O governo Joe Biden decidiu enviar na quinta-feira (20) ao Brasil o primeiro voo de imigrantes brasileiros deportados, ou seja, pessoas que foram detidas na fronteira ao tentar entrar nos EUA sem documento.

Segundo diplomatas envolvidos nas negociações, a previsão é a de que cerca de 130 brasileiros sejam mandados de volta no avião providenciado pelos americanos, mas o número exato só deve ser fechado no dia do embarque. A informação foi noticiada primeiro por O Estado de S. Paulo e confirmada pela Folha.

Voo fretado pelo governo americano com cerca de cem brasileiros deportados chega a Belo Horizonte - Douglas Magno - 14.fev.20/Folhapress

Há alguns dias, brasileiros detidos na fronteira com o México passaram a relatar a autoridades consulares terem ouvido informações sobre o voo, pedindo mais detalhes, mas ainda não havia confirmação oficial.

Este tipo de voo fretado foi uma marca da política anti-imigração de Donald Trump. As aeronaves contratadas pelo governo americano sob o republicano chegaram a levar brasileiros algemados e em condições questionadas por autoridades diplomáticas e defensores de direitos humanos.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Na campanha, Biden prometeu melhor tratamento para os imigrantes que tentam entrar nos EUA sem documento, mas a imigração acabou se tornando a maior crise que o democrata enfrenta até agora.

Justamente devido à sensação de portas abertas —que o governo americano insiste em dizer que é ilusória—, o fluxo de pessoas que tentam entrar no país de maneira irregular tem aumentado vertiginosamente e já é o maior em 20 anos.

Entre os brasileiros, o número alcançou o pico entre outubro de 2018 e setembro de 2019, quando 18 mil pessoas tentaram entrar sem documentos nos EUA a partir do Brasil. Para tentar frear esse movimento, Trump lançou mão de várias medidas —inclusive restrições devido à pandemia— e incluiu os brasileiros no programa que envia para o México os imigrantes que tentam entrar nos EUA de forma irregular. No país latino-americano, eles esperam pela análise de seus pedidos de asilo, entre outros processos.

Em março deste ano, cerca de 4.000 brasileiros foram capturados ao tentar entrar de modo irregular pela fronteira com o México, segundo dados obtidos pelo jornal The New York Times. ​

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas