Siga a folha

Governador de NY integra longa fila de políticos acusados de maltratar mulheres

Investigação mostra que democrata Andrew Cuomo assediou sexualmente 11 pessoas

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Jennifer Medina
The New York Times

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, é o último em uma longa série de figuras políticas que foram acusadas de assédio ou agressão sexual. Quase todos enfrentaram pedidos para que renunciassem, e alguns cederam, enquanto outros se recusaram firmemente a se demitir.

Qual é a diferença entre os que ficam no poder e os que não? Filiação partidária é uma delas: nos últimos anos, os líderes democratas geralmente abandonaram os membros do partido que foram acusados de assédio ou agressão, levando-os frequentemente —mas nem sempre— a se demitirem e serem substituídos por outros democratas. Os republicanos, que nem sempre enfrentaram a mesma pressão dos líderes partidários, geralmente fincaram pé e continuaram no cargo.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, participa de entrevista coletiva - Mary Altaffer - 10.mai.21/Reuters

Isso torna o caso de Cuomo ainda mais incomum: ele deixou claro que não pretende deixar o cargo voluntariamente. Mas desde o ex-presidente Bill Clinton não houve uma investigação tão extensa e pública de um político de perfil destacado por denúncias de má conduta sexual. "Toda essa discussão não se baseia apenas em reportagens da imprensa, mas em uma cuidadosa e realmente extensa investigação e análise jurídica", disse Emily Martin, vice-presidente do Centro Nacional de Direito para Mulheres. "Alguns políticos exploraram esse tipo de incerteza inerente. Eles aprenderam a lição de que se você não se demite ninguém vai acusá-lo."

Desta vez pode ser diferente. Se Cuomo não renunciar, poderá enfrentar um processo de impeachment pelo Legislativo estadual.

A lista de figuras políticas que foram acusadas de assédio ou agressão sexual é longa demais para um artigo, mas aqui está uma visão de algumas denúncias mais recentes na esteira do movimento #MeToo.

Donald Trump
Mais de duas dúzias de mulheres acusaram publicamente o ex-presidente de assédio ou agressão sexual. Semanas antes da eleição de 2016, surgiu uma gravação de 2005 de Trump gabando-se em termos vulgares sobre beijar e agarrar mulheres sem seu consentimento. O republicano admitiu seus comentários na época, dizendo em um vídeo: "Eu disse isso, eu errei e peço desculpas". Mas ele também minimizou a conversa como "papo de vestiário" e mais tarde questionou sem argumentos a autenticidade da gravação.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Apesar da indignação geral de democratas e grupos de mulheres, Trump não foi punido nas urnas por seus comentários —um número maior de eleitoras votou nele e não em Hillary Clinton. Mais tarde, em 2019, a escritora E. Jean Carroll acusou Trump de tê-la estuprado no provador de uma loja de departamentos em Nova York. Ele negou a acusação, e ela o processou por difamação, caso em que ele adotou a medida legal altamente incomum de recorrer ao Departamento de Justiça para defendê-lo.

Al Franken
Em 2017, Leeann Tweeden, comediante e apresentadora esportiva, acusou Franken, um senador democrata de Minnesota, de beijá-la à força durante um ensaio e de agarrá-la para uma foto enquanto ela dormia durante uma turnê humorística pelo Oriente Médio em 2006. Franken pediu desculpas, mas disse que tinha uma lembrança diferente dessa época. "Não sei o que estava na minha cabeça quando tirei aquela foto, e não importa", escreveu ele em um comunicado. "Não há desculpa. Eu olho para isso hoje e sinto nojo de mim mesmo. Não é engraçado. É totalmente inadequado." Várias semanas depois, em meio a pedidos de sua renúncia, Franken se demitiu.

Roy Moore
No final de 2017, quatro mulheres, e depois mais uma, disseram que Roy S. Moore, na época candidato republicano ao Senado de Alabama, lhes havia feito propostas sexuais quando eram adolescentes e ele maior de 30 anos. Uma mulher acusou Moore de obrigá-la a um encontro sexual quando ela tinha 14 anos, e várias o acusaram de agressão sexual.

Muitos políticos republicanos, incluindo o senador Mitch McConnell, líder da maioria no Senado na época, pediram que Moore abandonasse a disputa, mas ele negou todas as denúncias e disse que faziam parte de uma conspiração para impedir sua eleição. Trump apoiou Moore cerca de uma semana antes da eleição, mas ele perdeu para Doug Jones, que se tornou o primeiro democrata desde 1992 a ganhar um lugar no Senado do Alabama.

Brett Kavanaugh
Pouco depois de Trump nomear Brett Kavanaugh para a Suprema Corte, em 2018, três mulheres o acusaram de agressão sexual ou má conduta. Uma delas, Christine Blasey Ford, disse que Kavanaugh a havia agredido sexualmente quando ela tinha cerca de 15 anos em uma festa num subúrbio de Maryland no início dos anos 1980. Durante horas de depoimento à Comissão de Justiça do Senado, Blasey Ford disse que ela temeu que Kavanaugh a estuprasse e matasse acidentalmente durante o suposto ataque. Kavanaugh negou "inequívoca e categoricamente" a denúncia e foi confirmado para o tribunal por uma das menores margens na história dos Estados Unidos.

Eric Schneiderman
Eric T. Schneiderman, ex-secretário de Justiça do estado de Nova York, renunciou em 2018, horas depois de a revista New Yorker relatar que quatro mulheres o acusavam de tê-las atacado fisicamente. Duas delas contaram que foram esganadas e agredidas repetidamente por Schneiderman, um democrata. Embora ele tenha negado as acusações, vários líderes do partido —incluindo Cuomo— pediram sua demissão.

"Minha opinião pessoal é que, dado o padrão condenatório dos fatos e da corroboração exposta no artigo, não acredito que seja possível que Eric Schneiderman continue servindo como secretário de Justiça", disse Cuomo na época.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas