Siga a folha

Descrição de chapéu Mercosul América Latina

Brasileiro que atacou Cristina Kirchner se cala em depoimento, mas tenta livrar namorada

Investigação volta a tentar ouvir agressor; fotos mostraram Brenda Uliarte com arma na cintura

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Fernando Sabag Montiel, 35, brasileiro que atacou com uma arma a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, disse nesta terça-feira (6) que sua namorada não está envolvida no atentado. A declaração, segundo a imprensa local, foi feita em depoimento à Justiça —ele, porém, teria evitado responder às demais perguntas. Sabag já havia ficado calado horas depois do episódio.

Sua namorada, Brenda Uliarte, 23, também negou a participação no atentado nesta terça. Em depoimento de 35 minutos prestado à juíza María Eugenia Capuchetti, ela apenas respondeu às perguntas de seu advogado, de forma a fazer sua defesa.

Transmissão da prisão de Brenda Uliarte, namorada de Fernando Sabag Montiel, em Buenos Aires - TN Argentina/ via REUTERS

De acordo com o jornal La Nación, a jovem disse que não concorda com o ataque e que o considera abominável, ainda que fale em divergências políticas com Cristina. Ela não teria comentado sobre a arma utilizada no crime. Horas antes do depoimento, a imprensa argentina publicou fotos de Uliarte com uma pistola na cintura. O registro é de 8 de maio.

Investigadores apontam que a arma seria a mesma usada por Sabag na quinta (1º) e que o cenário dos registros se assemelha ao último endereço dele —o que contradiz a informação de que ela se mudou para lá em agosto.

As imagens foram encontradas no cartão SIM do celular do brasileiro. O aparelho em si, conforme foi noticiado nesta segunda (5), teve os dados aparentemente apagados enquanto estava sob análise da polícia, o que motivou uma investigação à parte.

Outros registros mostram Sabag segurando uma arma semelhante à utilizada no ataque perpetrado contra Cristina e munições correspondentes às usadas no ataque. Segundo o Clarín, o brasileiro tinha as balas há um ano.

Os investigadores também apreenderam os celulares de Uliarte, mas ela se recusou a fornecer a senha do aparelho; a polícia conseguiu desbloquear o celular com a ajuda de um software.

Ainda nesta terça, o pai de Uliarte disse ao Clarín que sua filha "não iria machucar Cristina" e afirmou que espera que a vice-presidente o receba para que ele possa se desculpar. Ele se define como ultrakirchnerista e considera Cristina "uma segunda mãe".

"Brenda, por sua vez, não gosta de política. Ela é manipulada e é uma criatura muito sofredora", disse ele.

Segundo La Nación, os investigadores encontraram registros de que Uliarte passou na porta da casa da vice-presidente, no bairro da Recoleta, em Buenos Aires, dias antes da ação de Sabag. Não há, porém, detalhes sobre o que ela fez na região.

A publicação ainda destaca que a polícia argentina vê indícios de que mais pessoas podem ter participado da decisão de atacar Cristina, embora não acredite que se trate de uma grande organização.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas