Siga a folha

Descrição de chapéu
Caio Penido

Os serviços ambientais e o pacto agroambiental

Devemos criar mercados que reconheçam valor e garantam renda à Amazônia

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Caio Penido

Presidente do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS)

Estamos todos, independentemente de ideologia, crenças ou valores, cansados de escutar que o Brasil é o país do futuro, que a Amazônia precisa ter mais valor de pé do que derrubada e por aí vai... Mas como transformar isso em realidade de forma disruptiva?

A pressão promovida na última década pela conservação de nossos recursos naturais, o visível avanço das negociações internacionais envolvendo créditos de carbono e a recente aprovação na Câmara e no Senado do PL 312/15, que cria a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, podem representar indícios dessa virada histórica e definitiva que todos estamos aguardando.

Passadas algumas catarses ambientais, motivadas pelo aumento de desmatamento, queimadas e discursos polarizados de todos os lados, é hora de fazer um balanço de nossos ativos destinados à produção e conservação para traçarmos novas estratégias. A unanimidade em torno da importância da floresta amazônica mostra-nos a relevância do Brasil e de sua biodiversidade no contexto mundial.

Sendo um estoque de carbono, berço de rara biodiversidade, regulador dos fluxos de água e do clima global e prestador de outra infinidade de serviços ambientais, é preciso reconhecer que nossos biomas não estão inertes e conferir valor monetário a eles, com o objetivo de conciliar sua conservação, tendo em vista as legítimas aspirações dos que lá residem e de toda a sociedade brasileira.

A parte do rural mais arcaico precisa assumir que existem problemas, compreender a inevitabilidade dessa nova agenda e se modernizar na direção da regularização. Já o rural moderno e sustentável deve assumir o protagonismo nos diálogos internacionais e desenvolver campanhas baseadas em dados confiáveis, que fortaleçam sua imagem.

Alguns ambientalistas, também arcaicos, precisam se modernizar e sair da zona de conforto, abandonando a antiga estratégia de apenas difamar o setor produtivo sem mostrar os pontos positivos, às vezes manipulando a opinião pública em nome da conservação.

Os mais antenados já qualificam esse debate, indicando claramente esse cenário de impunidade, descolando a imagem do setor produtivo da onda de desmatamentos ilegais, motivados em um primeiro momento por grilagem de terras públicas, comércio ilegal de madeira e especulação imobiliária. Esses dois setores devem apoiar o poder público, nas instâncias federal, estadual e municipal, no combate firme a crimes ambientais e, juntos, anunciarem a boa nova: somos detentores da maior floresta tropical do planeta!

Segundo Nasa, Embrapa e Map Biomas, destinamos mais de 60% do território brasileiro à conservação, que entrega ao planeta uma infinidade de serviços ambientais —sem nenhuma remuneração. Se existe realmente esse consenso sobre o Brasil ser a maior biodiversidade do planeta, seria interessante que cientistas de renome se juntassem a essa aliança e se posicionassem junto a jornalistas e opinião pública mundial.

É chegado o momento de esquecer as nossas diferenças e nos unirmos para negociarmos com as nações desenvolvidas, maiores emissores de GEE (gases do efeito estufa), a criação de mercados que reconheçam valor e garantam renda a “floresta viva” e auxiliem de forma construtiva na conservação da Amazônia, respeitando a reputação e a soberania nacional, sem que haja exclusão ou prejuízo aos mais de 25 milhões de brasileiros que lá habitam. Vamos convidá-los a compartilhar conosco o custo ambiental de conservar essas áreas na forma da remuneração de serviços ambientais.

Este é o pacto agroambiental proposto em 2020 pelo GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável), que tenho a honra de presidir neste momento: produzir mais alimentos promovendo a intensificação das áreas degradadas, retirando CO2 da atmosfera e fixando-o no solo; implementar o Código Florestal, viabilizando a regularização ambiental; priorizar a regularização fundiária; e criar mercados mundiais e ferramentas de serviços ambientais, dentre eles os créditos de carbono —tudo isso de forma inclusiva e com cuidado na preservação da imagem do Brasil perante o mundo.
Só assim poderemos ter paz e forjar o renascimento de nossa rica nação, em sua verdadeira e natural vocação de potência agroambiental.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas