Siga a folha

Descrição de chapéu
Natália Silva

Privilégio negro

Risério expressa desejo ressentido de poder ocupar um lugar que não é seu

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Natália Silva

Repórter da editoria de Podcasts da Folha

"Se você tivesse que nascer outra vez, você gostaria de vir como?". Foi essa a pergunta feita pela atriz e apresentadora Taís Araújo a Xuxa Meneghel em uma edição do programa Superbonita, no canal GNT. "Taís, eu queria vir com a tua cor, o teu cabelo, a tua pele", respondeu a loira à negra. Antes mesmo de Xuxa concluir o raciocínio, Taís soltou um riso nervoso e disparou que não era fácil. "Quer mesmo?"

Quando este trecho do programa começou a circular nas redes sociais, soltei o mesmo riso nervoso e pensei: se Taís me fizesse a mesma pergunta um dia, eu diria que gostaria de nascer um homem branco, rico e num país de primeiro mundo. Eu, ao contrário de Xuxa, sei o que é reservado àqueles que nascem com uma pele um pouco mais escura ou muito mais escura num país chamado Brasil.

O antropólogo Antonio Risério - Zanone Fraissat - 2.jul.15/Folhapress

A única experiência exclusiva que a quantidade extra de melanina na nossa pele nos oferece é saber o que é racismo na prática. Não acho que Xuxa tenha inveja disso, mas há quem tenha. É o caso de Antonio Risério, autor do artigo "Racismo de negros contra brancos ganha força com identitarismo", publicado nesta Folha.

Risério diz que o "racismo negro é um fato". Para provar seu ponto, o autor cita supostos episódios de violência de pessoas negras contra pessoas não negras.

Não há ninguém dos movimentos negros afirmando que pessoas negras são incapazes de ser hostis e violentas. Como seres humanos, somos capazes de sentir e de agir como outros de nossa espécie, mas o nome disso não é racismo. Racismo pressupõe poder, e o poder está na mão de pessoas brancas. Portanto, não há racismo negro —mas isso é óbvio.

O que não é tão óbvio no texto de Risério são as motivações. Seria um caso de inveja? Apesar da vastidão da língua portuguesa, o autor parece sentir uma necessidade de roubar para si uma palavra que não cabe no contexto em que ele quer usá-la. O antropólogo parece ser movido pelo mesmo sentimento que levou Xuxa a confessar que gostaria de ser negra: um desejo de poder ocupar um lugar que não é seu. A resposta da apresentadora pode ser inocente, mas o texto de Risério não é.

Há um ressentimento profundo escondido por trás de palavras como "neorracismo" e "identitarismo", usadas para descrever um mundo em que a palavra de acadêmicos brancos não é mais vista como lei, mas como um ponto de vista passível de questionamento. Um mundo em que, cada vez mais, pessoas negras podem ocupar os bancos das mesmas universidades e as páginas dos mesmos jornais antes reservados àqueles com menos melanina no corpo.

Risério disfarça sua inveja em um texto que seria melhor aproveitado em uma sessão de terapia. A despeito de malabarismos retóricos, praticar racismo segue sendo um privilégio branco.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.​

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas