Siga a folha

Lula é parte de um passado que promoveu a maior inclusão social no país, diz Sylvio Belém

Para Antonio Carlos de Oliveira, Bolsonaro é como o Brasil: sempre criticado, mas muito mais invejado

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Lula
Tem razão Sergio Moro quando diz que Lula faz parte do passado ("Lula não faz mais parte do meu presente, diz Moro", Poder, 11/12). Mas é daquele passado referente ao presidente que promoveu a maior inclusão social no país e que mais trabalhou em favor da maioria dos mais pobres. Já Moro, como os juízes que condenaram Mandela e Gandhi, cairá no esquecimento. 
Sylvio Belém (Recife, PE)

Bolsonaro
O presidente Bolsonaro é como o Brasil: sempre criticado, mas muito mais invejado.
Antonio Carlos de Oliveira (Amparo, SP) 

Saneamento
O editorial "Avanço civilizatório" (Opinião, 13/12) só pode ter sido escrito por quem não conhece a história da privatização do saneamento. Várias cidades --as mais emblemáticas são Paris e Berlim--, após sofrerem com um péssimo serviço e contas muito altas de água e esgoto, reestatizaram esse serviço essencial à saúde pública. Em Manaus, o atendimento diminuiu.
Cid Barbosa Lima Júnior (São Paulo, SP)

Pernambuco
"Manobra de governador assegurou remuneração extra para sua mulher e demais juízes em PE" (Poder, 13/12). Eles usam o recesso como férias e as férias para fazer dinheiro. Só uma nova lei para moralizar essa desfaçatez. Quem ousaria propor? Restam-nos a indignação e o grito de protesto.
Vera Maria (Rio de Janeiro, RJ)


Beethoven
Ainda estou arrepiada com o espetáculo na Sala São Paulo. A fusão das músicas e a tradução da Nona Sinfonia para o português ficaram fantásticas. Os coros e coral misturados, com cantores jovens, de todas etnias, foram fantásticos. Marin Alsop deixa o comando da Osesp já ensaiando um requebrado. Esse espetáculo já ficou na a história.
Patrícia Aude (São Paulo, SP)

FGTS
O perigo é criar um clima para acabar com o seguro-desemprego ("Governo acaba com multa de 10% do FGTS na demissão", Mercado, 13/12). Os recursos vêm de outras fontes, mas o governo poderá alegar redução de orçamento. 
Ednalva Vieira Santana (Campinas, SP)


Jesus
Só o título "Será que ele era?" (Ilustrada, 13/12) já é uma ofensa. Externar a imundície que permeia mentes cheias de imoralidades ofende grosseiramente a fé da humanidade, que tem em Jesus seu amparo e o mais puro exemplo de honestidade e amor.
Teresa Fernandez (Belo Horizonte, MG)

Cena do especial de Natal da Netflix 'A Primeira Tentação de Cristo', feita pelo grupo Porta dos Fundos - Netflix/Divulgação

Se Duvivier tem ou não um caso com Porchat é problema deles, mas não resta dúvida de que conseguiram muita repercussão. Bateram num ícone religioso e conseguiram a atenção de todos. Puro marketing oportunista.
João Manuel Maio (São José dos Campos, SP)


Discordo do tom "liberdade absoluta" exposto pelo ateu Hélio ("Jesus era gay?", 13/12). Sou católico e nunca critiquei ateus ou agnósticos, que, por não terem fé, se julgam superiores intelectualmente. Que desrespeito o grupelho Porta dos Fundos praticou, de maneira zombeteira e gratuita. Derrota para a humanidade.
Marcos Buarraj Mourão (Bauru, SP)


Pau de arara
Fico horrorizada ao imaginar os ministros Ricardo Salles e Marcelo Antônio dependurados no pau de arara para cumprir as ameaças do presidente Bolsonaro. A tortura no pau de arara foi das mais cruéis praticada pelos militares nos porões da ditadura. Nada justifica repeti-la.
Gilcéria OLiveira (São Paulo, SP)

Ativista da ONG Rio de Paz em pau de arara na praia de Copacabana no Dia dos Direitos Humanos - Pilar Olivares - 10.dez.2019/Reuters

Segunda instância
"Parlamentares articulam limitar à esfera criminal a prisão na segunda instância" (Poder, 13/12). Querem aliviar seus amigos de colarinho branco ou já estão se prevenindo, imaginando que amanhã serão eles os beneficiados. 
Humberto Schuwartz Soares (Vila Velha, ES)

Ao contrapor-se à fala Moro sobre o enfraquecimento do combate à corrupção com o fim da prisão em segunda instância, Mauro Aurélio Mello propagou a ignorância das pessoas à Constituição. Chamando de "leigos" os que não têm sua compreensão, atingiu também os ministros do Supremo que votaram a favor desse regime prisional.
Paulo Guida (São Paulo, SP)


PC do B
Concordo com as posições de Jandira Feghali sobre os atentados à nossa democracia. Os tempos estão mesmo confusos. Mas pergunto: se amanhã o PCdoB assumisse o governo, continuaria com nosso Estado burguês e liberal, com a Constituição de 88 e as liberdades ou instituiriam um modelo de partido único.
Moacyr Geraldo Gabrielli (São Paulo, SP)

Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que além de deputada é médica e baterista - Divulgação

Ambiente
Ana Carolina Amaral ("Brasil leva prêmio Fóssil do Ano pela primeira vez na COP do Clima", 13/12), ao informar que Ricardo Salles quer dinheiro para desbloquear negociações na COP-25, só confirma o que o mundo já sabe: o governo brasileiro sequestrou a Amazônia e está pedindo resgate.
Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos (São Paulo, SP)

Como o presidente disse que o Inpe só poderia divulgar dados depois de ele maquiá-los, esses dados são com ou sem photoshop ("Desmatamento na Amazônia cresce 104% em novembro, aponta Inpe")?
Angela Maria Bueno (Florianópolis, SC)


Fundação Palmares
Que discussão miserável é essa a que temos que assistir ("Caso recurso seja vitorioso, eu o reconduzirei, diz Bolsonaro sobre presidente afastado da Palmares", Ilustrada, 13/12). Um negro se esforçando para parecer confiável à casa-grande. Ele vira as costas para Zumbi e se curva para a princesa Isabel. Um horror.
Ivanil Nunes (São Paulo, SP)

Um capitão do Exército e outro capitão do mato. Que excelente dupla!
Antônio Carlos de Paula (Mogi Mirim, SP)


Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br​. ​ ​ ​​​

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas