Se o senhor Altman precisasse viver em outro país, escolheria o Chile ou Cuba?, pergunta Antônio Fogaça

Pergunta do leitor Turíbio Liberatto: em que festa da classe média paulistana ou carioca com jovens, bebidas e música não há "vendedores" de drogas ilícitas?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ditaduras
Como cidadão e leitor com um nível de inteligência mediano, sinto que o senhor Breno Altman extrapolou ("Comparar Fidel a Pinochet é abraçar a tese dos dos dois demônios", Poder, 10/12). Radical e dono da verdade, sugere que quem não concorda com a sua é um desonesto intelectual. Lamento a Folha ter sido o seu canal. Com seu texto autocrático e violento, o senhor Altman revelou ter as qualidades necessárias para se tornar dirigente de torcida organizada, única.
Hercules Randazzo (Belo Horizonte, MG)

A réplica de Breno Altman entende como desiguais duas ditaduras sanguinárias e opressoras. O Chile foi apoiado pelos países capitalistas, é verdade, mas Cuba foi longamente apoiada pela URSS e por seus satélites, e isso o articulista omite. Cita que em Cuba há eleições frequentes. Eleições em país com partido único? Muito conveniente. Se o senhor Altman precisasse viver em outro país, escolheria o Chile ou Cuba?
Antônio Carlos Romeu Fogaça (São Paulo, SP)

Parabéns a Breno Altman por seu texto. Leitura boa e significativa. Que a justiça seja feita.
Maria Amaral (São Paulo, SP)

Brasil e Argentina
Ao dizer que "Brasil e Argentina têm de se ajudar mutuamente", o general Mourão demonstra perfeito equilíbrio de geopolítica, algo que tanta falta nos faz neste momento conturbado das relações internacionais ("Relação com Brasil vai além de ideologias, diz Fernández", Mundo, 10/12).
José de Anchieta Nobre de Almeida (Rio de Janeiro, RJ)

Alberto Fernandez e Cristina Kirchner em frente à Casa Rosada durante a posse - Emiliano Lasalvia/AFP

Paraisópolis
Em bailes funks há, sim, criminosos armados e traficantes. Mas há principalmente centenas de jovens que querem vestir a melhor roupa, calçar tênis de marca e se divertir com os amigos, já que não lhes restam outras opções. E em que festa da classe média paulistana ou carioca com jovens, bebidas e música não há "vendedores" de drogas ilícitas? A diferença é que, se a polícia for tirar esses frequentadores dessas mansões, não há o medo de que lhes tire também a vida.
Turíbio Liberatto (São Caetano do Sul, SP)

Bishop
Concordando ou não com a escolha de Elizabeth Bishop para ser a autora homenageada na Flip em 2020, tenho que reconhecer que Marilene Felinto contribuiu para qualificar o debate, trazendo informações pouco conhecidas sobre a poeta americana. Um texto excelente ("Se Elizabeth Bishop fosse Adélia Prado ou Rachel de Queiroz", Ilustríssima, 8/12).
Márcio Augustus Ribeiro (Vinhedo, SP)

Juca Kfouri
O colunista Juca Kfouri, especializado em futebol, se esmera --no mau sentido-- no artigo "Joãozinho Nove e Bozo 38" (Tendências / Debates, 10/12). Em seu esquerdismo exacerbado, consegue desfilar todo seu inconformismo de conviver com os mandatários Bolsonaro e Doria. Promove o comunista FHC a líder da direita e se suplanta ao afirmar que Lula evoluiu. O ex-presidente petista evoluiu sim, passando de ficha suja para ficha imunda ao ser condenado pela segunda vez por um tribunal colegiado.
Osvaldo César Tavares (São Paulo, SP)

É isso aí, Juca Kfouri. Por uma Frente Ampla até doer!
Priscila de Azevedo Noronha (São Paulo, SP)


Saúde mental
Muito legal a iniciativa da Folha de criar o blog Saúde Mental. Vai nos dar respaldo e base para superar nossos problemas.
Marcos Fernandes de Carvalho (São Paulo, SP)


São Paulo
Em relação ao texto "SP gasta R$ 150 mil mensais com funcionários afastados sob suspeita" (Poder, 10/12), a Sefaz atende estritamente o que determina a legislação. Eventuais pagamentos têm sido feitos em função de determinação judicial. Informações sobre quantos fiscais encontravam-se afastados não constaram da solicitação feita por meio da Lei de Acesso à Informação.
Josmar Batista, assessor de comunicação da Secretaria da Fazenda e Planejamento (São Paulo, SP)

Resposta do jornalista José Marques - Foi solicitado à Sefaz "o gasto mensal, desde janeiro de 2019, com vencimentos de agentes fiscais de rendas afastados devido a processos administrativos disciplinares". A informação solicitada não foi fornecida.


Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br​. ​ ​ ​​​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.